Domingo, Abril 28, 2024
Domingo, Abril 28, 2024

Fado Bicha Apresenta “Ocupação” em Lisboa a 02 novembro às 21H00 no Teatro Maria Matos

 

Depois de um concerto esgotado no Porto no passado dia 27 de outubro, o disco “OCUPAÇÃO” é apresentado em Lisboa:

Depois de um concerto esgotado no M.Ou.Co, Porto, no passado dia 27 de outubro, “OCUPAÇÃO“, o aclamado álbum de estreia de Fado Bicha, será apresentado ao vivo em Lisboa, no Teatro Maria Matos, a 2 de novembro, 4ª feira, pelas 21H00.

Este concerto irá celebrar o percurso que Lila Fadista João Caçador começaram em 2017, quando à linguagem do Fado decidiram acrescentar o adjetivo Bicha: palavra de luta, orgulho e resistência. Juntas deram mais de duas centenas de concertos antes de editarem “OCUPAÇÃO“, o álbum de estreia da dupla, lançado nas plataformas digitais, a 3 de junho, e em vinil, a 29 de julho.

OCUPAÇÃO” chega agora a Lisboa, onde as Fado Bicha se apresentam em nome próprio. Chora e Dança é o imperativo que a dupla convoca para este encontro, partindo da memória de Valentim de Barros, inspiração para a música de abertura do disco, “Requiem para Valentim”, onde o luto desemboca num epílogo de celebração.

Tal como todo o álbum de estreia das Fado Bicha, os concertos de apresentação celebram um conjunto multiforme de canções: algumas que fazem parte do percurso de cinco anos de concertos, outras novas; algumas próximas do cânone do Fado tradicional, outras experimentando novos paradigmas; algumas desoladas, outras ensaiando novas possibilidades conceptuais de resistência e prazer para um conjunto de pessoas historicamente sujeitas ao apagamento físico e simbólico. A tudo isto, juntando colaborações com outres artistas queer em Portugal: Symone de lá DragmaLabaqTrypas Corassão e com uma produção elegante, a cargo de Luís Clara Gomes (Moullinex).

Destacado na imprensa como um dos grandes lançamentos da música portuguesa da primeira metade de 2022, “OCUPAÇÃO” trabalha sobre um património musical e estético com que Lila e João cresceram, mas que continua preso a uma rigidez cisheteronormativa. Sem pedir licença ou legitimação, Fado Bicha decidiu ocupar um lugar que não existia, e sentar-se à mesa numa cadeira que não estava lá.

O Fado é o instrumento que as Fado Bicha escolheram “para evocar e convocar todas aquelas que, pela dissidência de corpo, género e desejo, foram mortas, obliteradas, agredidas, aviltadas em Portugal. Para ocuparmos todas juntas, as vivas e as mortas, um futuro iminente. Chorando e dançando de corpo presente.”

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!