Sábado, Maio 4, 2024
Sábado, Maio 4, 2024

JUNHO NO CÍCERO BISTROT

Junho chega com muitas novidades ao Cícero Bistrot. Há um novo Menu Executivo a Três momentos, uma homenagem a Lisboa e aos Santos Populares em forma de tapa, gastronomia com propósito e, ainda, um prémio especial. Motivos não faltam para rumar à Rua Saraiva de Carvalho, em Campo de Ourique neste mês tão especial para a cidade de Lisboa.

Menu Executivo Três Momentos

O Cícero Bistrot apresenta o novo Menu Executivo Três Momentos. Disponível no período de almoço de terça a sexta, é composto por Entrada, Prato Principal e Sobremesa.

Há várias opções à escolha em cada um dos 3 momentos: na Entrada, pode optar-se por uma Salada de Legumes Grelhados numa mescla de Alfaces, Colis de Beterraba, Maçã Verde e Lascas de Parmesão ou Creme de Peixe; já no Prato Principal, as escolhas recaem entre Robalo com Arroz de Bivalves, Bacalhau à Brás ou Risoto de Pato com Rúcula e Pistachio; e, para terminar, na Sobremesa poder-se-á escolher entre uma Mousse de Chocolate com Lascas de Coco ou um Mini Carpaccio de Abacaxi com Especiarias.

O valor por pessoa é de 25€, ao qual pode ser acrescido um copo de vinho da carta de vinhos criteriosamente selecionados, apenas por 5€.

O novo Menu Executivo Três Momentos criado pelo Chef Executivo Hugo Cortez já está disponível com propostas novas, mais frescas e mais portugalidade também à mesa num ambiente rodeado de arte contemporânea no Cícero Bistrot, o restaurante-galeria de Campo de Ourique.

Prémio: Lisboa à Prova 2022-23

Foi no passado dia 19 de maio que foram conhecidos os vencedores da 15ª edição Lisboa à Prova 2022-23, concurso promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, com os apoios institucionais do Turismo de Lisboa e da AHRESP.

O Cícero Bistrot foi distinguido com 1 Garfo Superior e, Paulo Dalla Nora de Macedo destaca, com orgulho, o facto desta distinção ter sido atribuída ainda antes do 1º aniversário (que se cumpre apenas em julho).

No discurso de atribuição dos prémios proferido pelo Presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas destacou o Cícero Bistrot como um exemplo de inovação na oferta gastronómica da cidade, de resto o único restaurante a ser mencionado pelo edil durante todo o evento.

Novidade: Tapa Santos Populares

A novíssima Tapa Santos Populares é um convite à celebração! Junho é, por excelência, o mês de todas as festas um pouco por toda a cidade, o mês em que Lisboa se enche de cores garridas, alegria e aromas muito característicos.

O Cícero Bistrot junta-se à festa com a Tapa Santos Populares: Sardinha em Broa de Milho com Tapenade de Tomate Seco, Pimentos e Areia de Azeitona Verde.

Esta entrada foi criada primeiramente como homenagem a Lisboa e às suas cores, mas também como homenagem aos Santos Populares. A Sardinha como elemento central evoca já o espírito do verão e do Santo António que se aproximam. A broa de milho, os pimentos e a azeitona trazem-nos a portugalidade mais pura e tradicional para o prato com um toque modernista, o movimento artístico que habita as paredes do Cícero Bistrot, o restaurante-galeria onde a gastronomia anda de mãos dadas com a arte.

Aqui, uma vez mais, foram também as obras de arte que inspiraram esta criação do Chef Hugo Cortez. No prato, a dança de cores do quadro da autoria do pintor e artista plástico Sidney Tendler exposto na Sala Contemporânea, uma das salas do restaurante. Na boca, o sabor de uma Lisboa típica e (ainda) castiça.

Porque… “cheira bem, cheira a Lisboa!”

Gastronomia com propósito: uma experiência por tempo limitado

Risoto de Gengibre e Endro, com Lavagante Sauté Salpicado com Chocolate Certificado de Origem, é uma criação do Chef Hugo Cortez, que faz parte da linha Gastronomia com Propósito do Cícero Bistrot. O chocolate utilizado é certificado de Origem, proveniente da Tribo Yanomami da Amazónia e o chef homenageia assim o ingrediente num prato que está disponível apenas ao jantar – de quinta a sábado.

Pelos piores motivos, ouvimos falar desta tribo logo no início do corrente ano quando se percebeu e se deu a conhecer ao mundo o genocídio de que esta tribo estava a ser vítima. A floresta Amazónica é o lar de muitas tribos indígenas, e uma das mais tradicionais é a dos Yanomami. Estas pessoas da floresta chamam ao fruto do cacau utilizado para produzir chocolate o “ouro da Amazónia”. Um chocolatier indígena do Brasil, De Mendes*, adquire o cacau – colhido pelos Yanomami nas suas terras – para criar uma barra de chocolate sustentável e natural, trazendo rendimento à tribo ao mesmo tempo que preserva a floresta.

O Cícero Bistrot, espaço de diálogo, reflexão e conexão entre Portugal, o Brasil e o Mundo não deixou esta questão cair no esquecimento e utiliza a gastronomia também como afirmação social e um despertar de consciência para as mais diversas inquietações.

Uma experiência única para saborear no Cícero Bistrot apenas até ao final de junho.

*Para saber mais sobre o projeto De Mendes: https://www.demendes.com.br/

CÍCERO BISTROT – INFORMAÇÕES GERAIS:

Endereço:

Rua Saraiva de Carvalho, 171 – Lisboa

Contactos e reservas:

(+351) 966 913 699
reservas@cicerobistrot.pt

Horários:

Almoços: Terça a Sábado – 12h30-15h30

Jantares: Segundas e Terças – 19h30-22h;
Quartas e Quintas – 19h30-22h30;
Sextas e Sábados – 19h30-23h30 Encerra aos domingos (todo o dia) e segundas (almoço).

Web: https://cicerobistrot.pt I IG: @cicerobistrot

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!