VOA 2020 – Meshuggah, Bizarra Locomotiva e Of Mice & Men Confirmados

Com os bilhetes diários para o dia 2 de Julho e os passes para os dois dias esgotados, a 11.ª edição do VOA – HEAVY ROCK FESTIVAL, com selo da PRIME ARTISTS, é já o mais antecipado dos festivais no verão de 2020. Aos já anunciados SYSTEM OF A DOWN, BRING ME THE HORIZON e KORN, juntam-se três novas confirmações de peso que, nos dias 2 e 3 de Julho de 2020, sobem ao palco do Estádio Nacional. No primeiro dia, o alinhamento encabeçado pelos SYSTEM OF A DOWN e KORN vê-se agora reforçado com a confirmação do muito aguardado regresso a Portugal dos suecos MESHUGGAH – que, depois da passagem pelo VOA (2010) e Paradise Garage (2012), prometem dar mais uma lição de como se faz metal cerebral e técnico cheio de groove contundente – e pelos históricos BIZARRA LOCOMOTIVA, uma das bandas mais importantes e singulares do metal nacional. No dia seguinte os norte-americanos OF MICE & MEN estreiam-se ao vivo em Portugal, para gáudio dos milhares de fãs que há muito o vinham pedindo à PRIME ARTISTS.

Formados no final dos 80s, os MESHUGGAH são um dos projetos mais aclamados das últimas três décadas, que interpreta e re-inventa o metal de forma complexa, combinando arranjos matemáticos com ritmos esquivos de jazz experimental e uma dose impressionante de balanço demolidor. Oriundos de Umeå, os MESHUGGAH gravaram oito álbuns de qualidade superior – o mais recente, «The Violent Sleep Of Reason», foi editado em 2016 – e, pelo caminho, elevou a níveis estratosféricos a técnica e intensidade esperadas de bandas do género. Mas por esta altura estes suecos já não têm nada a provar. O auspicioso trabalho inicial, patente em álbuns como «Destroy Erase Improve» e «Chaosphere», permitiu-lhes estabelecerem a sua posição como um dos nomes mais notáveis da história do metal moderno, com os músicos a influenciarem uma infinidade de géneros e subgéneros, do hardcore ao prog, passando pelo djent.
Ao fim de mais de duas décadas de carreira e sete álbuns de longa-duração, a BIZARRA LOCOMOTIVA tem prosseguido de forma segura com um percurso ímpar no espectro da música pesada nacional. Imune a mudanças de tendências e qualquer outra coisa que não seja a sua própria vontade de criar música, simultaneamente, arrebatadora e sufocante, a banda liderada pelo vocalista Rui Sidónio e o guitarrista Miguel Fonseca continua a fazer o seu percurso, carregada de energia exacerbada como, de resto, prova «Mortuário», ainda o álbum mais recente do letal engenho que resiste desde 1993, apoiado numa vasta legião de fãs.
Praticando um híbrido de metalcore com influências de grunge e nu-metal, OF MICE & MEN juntaram-se em 2009 e, após um primeiro disco homónimo editado em 2011, entraram no mainstream do rock pesado com o terceiro álbum, «Restoring Force», que marcou a estreia do vocalista Aaron Pauley e se transformou no lançamento de maior sucesso comercial do grupo até então. Nos últimos cinco anos, apoiados em discos como «Cold World», «Defy» ou «Earth & Sky», de 2019, e numa ética de trabalho invejável, têm construído uma reputação de respeito.

Os bilhetes para o evento custam 50€ (apenas disponível bilhete para o dia 3 de Julho), à venda nos locais habituais.