Terça-feira, Abril 30, 2024
Terça-feira, Abril 30, 2024

2 Maio – Concerto Ricardo Toscano e João Paulo Esteves da Silva | Associação José Afonso

Ricardo Toscano e João Paulo Esteves da Silva são os convidados do próximo “Venham mais 6” – ciclo de espetáculos em solidariedade com a Associação José Afonso

Quando: Quinta-feira, 2 de Maio | 19:00h
Onde: Auditório Camões – Rua Almirante Barrosos 26ª Lisboa
Bilhete: 8,00€ (oito euros)
Reserva de bilhetes e informações: ajaconcertos@gmail.com | 963 460 757

Ricardo Toscano
Prodígio do saxofone, Ricardo Toscano tem feito o seu percurso com tempo: se foi em 2011 que ganhou o Prémio Jovens Músicos, em 2018 lançou o seu disco de estreia, “Ricardo Toscano 4tet”, com o grupo que formou em 2013.

Esse álbum foi considerado o mais importante do ano em Portugal, levando depois o artista às principais salas do País, como a Casa da Música, o Centro Cultural de Belém ou o Tivoli BBVA.

Em 2022 lançou o segundo disco “Chasing Contradictions”. Esse álbum foi considerado um dos álbuns do ano pela crítica e também foi reconhecido pelos Prémios Play como o melhor álbum do ano.

Confesso admirador de José Afonso, Ricardo Toscano inspira-se pela esperança que brota das canções do Zeca.

João Paulo Esteves da Silva
João Paulo Esteves da Silva é um dos maiores pianistas de jazz portugueses da atualidade.

O seu primeiro disco em nome próprio – Serra sem Fim é gravado em 1993.

Em 1996 conhece o produtor Todd Garfinkle, da editora M.A recordings, com quem inicia uma longa colaboração, documentada em seis discos, e que dura até 2001. Neste ano, instigado por Carlos Bica, grava um primeiro solo de piano, Roda, para a editora francesa L’Empreinte Digitale.

Em 2003 começa a gravar para a editora Cleanfeed. O seu último disco Scapegrace, em duo com Dennis Gonzalez, foi galardoado com o prémio Autores da SPA para o «melhor disco 2009».

Ao longo dos anos são inúmeras as colaborações, em concertos e discos, com músicos nacionais e estrangeiros. De destacar particularmente os trabalhos com Ricardo Rocha, Carlos Bica, Cláudio Puntin, Jean-Luc Fillon, Peter Epstein, Ricardo Dias, Dennis Gonzalez no campo da música instrumental; e também as parcerias com cantores e cantoras, Vitorino, Sérgio Godinho, Filipa Pais, Ana Brandão, Maria Ana Bobone, Cristina Branco, entre outros.

Tem vindo a trabalhar cada vez mais noutras áreas como a poesia- publicando dois livros e colaborando em revistas, de papel e online- o teatro, enquanto tradutor e músico-Beckett, Ibsen, Strindberg, Brecht-e a interessar-se por aproximações e diálogos entre a música e outras artes, tendo assinado trabalhos conjuntos com o fotógrafo José Luís Neto e composto, por exemplo, a banda sonora do filme Sem Nome de Gonçalo Waddinton.

Cresci a ouvir José Afonso; no gravador de fita do meu pai: “Bairro Negro”, “Os Vampiros” etc. Mais tarde, cheguei a estar em estúdio sob a batuta do José Mário Branco a acompanhar uma recitação cantilada do Zeca. O resultado nunca foi publicado (e ainda bem); o Zeca resistia fortemente ao piano que considerava um instrumento demasiado aristocrático. Gosto de pensar que hoje, mas só hoje, conseguiria tocar piano de modo a convencê-lo.”

– João Paulo Esteves da Silva


Sobre o A Associação José Afonso
A Associação José Afonso (AJA) é uma associação cívico-cultural, não confessional, criada a 18 de Novembro de 1987, com a finalidade de honrar o legado de José Afonso enquanto artista e cidadão empenhado na causa da Liberdade e da Solidariedade.

Zeca Afonso foi ser humano atento, livre, inquieto e de um profundo humanismo crítico.

Nas canções, quer as de um lirismo tocante, quer as de combate e denúncia da exploração e da hipocrisia que a encobre, dá voz à luta e à ira dos mais desfavorecidos e às aspirações de libertação dos povos oprimidos, apontando a Utopia como único “fumo a seguir” para a realização plena do ser humano.

A AJA na sua missão de valorizar e divulgar esse legado, enquanto património universal, definiu objetivos concretos que a norteiam. Concretizá-los será tarefa constante para a qual se congregam os esforços de quem está verdadeiramente interessado em contribuir para que as gerações continuem herdeiras de uma obra impar e intemporal e não percam o rumo da mensagem de José Afonso.

Visite https://www.aja.pt/ Siga-nos no Facebook e Instagram @associacaojoseafonso

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!