Quinta-feira, Outubro 23, 2025
Quinta-feira, Outubro 23, 2025

Bailado ‘Memorial do Convento’ | Estreia dia 04 de Junho Cine-Teatro Louletano

O coletivo Dança em Diálogos, em co-produção com o Cineteatro Louletano, o Teatro José Lúcio da Silva e a Casa das Artes, associando-se às comemorações oficiais do centenário do nascimento de José Saramago e com o apoio da Fundação José Saramago apresenta, no próximo dia 4 de junho, em estreia absoluta no Cine-teatro Louletano, um bailado em III actos, baseado na obra “Memorial do Convento”, unindo, desta forma, o universo literário às possibilidades da dança enquanto expressão narrativa que parte do corpo e do movimento. O projeto comporta ainda abordagem multidisciplinar recorrendo à imagem cinematográfica enquanto espaço narrativo paralelo.

O bailado terá uma abrangência nacional nas suas apresentações após a estreia:
Coimbra (Convento de S. Francisco dia 10 de Junho)
Leiria (Teatro José Lúcio da Silva dia 15 de Junho)
Alcanena (Cine-Teatro São Pedro dia 17 de Junho)
Sintra (Centro Cultural Olga Cadaval dia 25 de Junho)
Alcobaça (Cine-Teatro João D’Oliva Monteiro no âmbito do Festival Cistermúsica – data a designar em Julho)
Vila Nova de Famalicão (Casa das Artes dia 28 de Outubro)

Haverá ainda uma apresentação em Lanzarote, associada às comemorações do centenário de Saramago do Cabildo de Lanzarote, dia 2 de Julho.

Este bailado tem como equipa de criadores, Fernando Duarte e Solange Melo na Direção artística e coreografia, José António Tenente nos figurinos, Pedro Crisóstomo na cenografia, Pedro Castanheira na cinematografia e Martim Sousa Tavares na curadoria musical.

A proposta da Dança em Diálogos comporta ainda outras vertentes alicerçadas em componentes educativas, como é o caso de “Meia-História Encaixa”, uma leitura coreografada da obra Memorial do Convento que se transforma também numa oficina onde as crianças são convidadas a explorar a base narrativa do movimento e como este se propõe a caracterizar as personagens, o espaço e o tempo da ação do romance. Estas vertentes serão apresentadas em diversos teatros na manhã do dia de estreia do bailado, ou separadamente em Bibliotecas e escolas, como, por exemplo, a Biblioteca Municipal de Loulé, a Biblioteca Municipal de Tavira ou a Biblioteca Municipal de Marvila.

Está também prevista uma residência artística em contexto escolar numa escola do município de Loulé (co-produtor principal do projecto), que consistirá num trabalho de uma semana com os alunos em duas turmas diferentes, em que se trabalhará a adaptação da obra “Memorial do Convento” à criação coreográfica feita pelos alunos.

RELATED ARTICLES

Mais Recente

O Sonho de Cortés, em Portugal!

O Fantasma regressa a Lisboa!

Loboda conquistou o público no Casino Estoril

error: Content is protected !!