
A cantora venezuelana Andrea Imaginario convida a fadista Cláudia Picado para interpretar o tema “Caramba”, do reconhecido compositor venezuelano Otilio Galíndez.
Este lançamento ocorre na data em que se comemora os 212 anos da Declaração da Independência da Venezuela, realizada a 19 de abril de 1810.
“Caramba”, insere-se no projeto artístico de Andrea Imaginário “Entre dos orillas” (‘Entre Duas Margens’), cujo objetivo é reforçar os laços entre a Venezuela e Portugal, e envolve também a tese doutoral desenvolvida pela cantora Andrea Imaginario na Universidade Autónoma de Lisboa, focada na história da cultura portuguesa na Venezuela.
Atualmente a residir em Lisboa, Andrea Imaginario recorda que conheceu Cláudia Picado no ano 2017 em Alfama. Imediatamente tornou-se sua fã e tem seguido todo o seu percurso artístico. A profunda admiração pela voz de Cláudia Picado, a sua entrega, interpretação e criatividade, aliados ao interesse da fadista no diálogo intercultural musical, encorajaram Andrea a lançar-lhe este convite.
Neste contexto, a originalidade da versão de “Caramba” reside em dois elementos: o seu caráter bilíngue e a fusão musical luso-venezuelana. “Caramba” é uma canção de Otilio Galíndez, poeta e compositor venezuelano (1935-2009), música de referência e um clássico daquele país. As delicadas imagens poéticas de “Caramba” evocam a perplexidade perante aqueles possíveis futuros (“o que teria acontecido se…”), aquelas ausências que nos “habitam”, e que os portugueses chamamos “saudade”. É de destacar também a importância do autor, cujo repertório tem sido interpretado por figuras internacionais como Mercedes Sosa e Pablo Milanés.
Os arranjos musicais de “Caramba” e restantes instrumentos foram executados pelo multi-instrumentista venezuelano Miguel Chacón, produtor de toda a discografia de Andrea.
Chacón também é produtor de outros importantes nomes da Venezuela, e uma das suas produções foi merecedora de uma nominação aos prêmios Latin Grammy em 2018.
Destaca-se também a presença da guitarra portuguesa, magistralmente interpretada por José Manuel Duarte ao longo de todo o tema, resultando numa interpretação intensa e única apelando a toda a portugalidade.
Após estudar no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, José Duarte formou-se na guitarra portuguesa com Sidónio Pereira e Custódio Castelo. Toca em diversas casas de fado e participa em inúmeros espetáculos internacionais acompanhando grande nomes do panorama musical português.
Atualmente, Andrea Imaginario e Cláudia Picado preparam um concerto aberto ao público com data a anunciar em breve. Pretendem assim celebrar em conjunto o elo e a fusão entre a cultura portuguesa e a venezuelana.
“Caramba”- disponivel em todas as plataformas digitais
