Sexta-feira, Outubro 24, 2025
Sexta-feira, Outubro 24, 2025

Shaw Mendes – “Iluminate World Tour”

No passado dia 10 de Maio, o canadiano Shaw Mendes veio apresentar o seu segundo álbum de originais – “Iluminate World Tour”.

Pelas 20:30 Shaw Mendes entrou no palco do Meo Arena, que se encontrava praticamente lotado. O público era maioritariamente feminino e jovem. Por vezes, encontrava-se uma mãe ou uma irmã que estavam a acompanhar as adolescentes que vinham ver o seu ídolo pop luso-descendente, já que o pai de Shaw Mendes é português.

Shaw Mendes iniciou-se cedo na vida artística. Com apenas 13 anos começou a aprender a tocar guitarra e através do Youtube a ser conhecido e a ter visibilidade mundial. Agora com 18 anos enche salas e tem uma legião de fãs.

Todo o espetáculo protagonizado numa das salas mais modernas do país começava com um show de luzes e uma acústica perfeita. Shaw Mendes apresentava de t-shirt e calças de ganga e ao longo das 21 músicas que cantou foi tocando viola e piano.

Além dos ecrãs laterais, o palco principal, era composto por um ecrã onde passavam imagens, em sépia e a preto e branco, da sua interação com os músicos ou de paisagens.

O concerto começa com “There’s Nothing Holdin’ Me Back”, um dos seus hits do momento. O público interagiu durante o concerto todo, fosse a bater palmas, a estarem de pé ou através das luzes do telemóvel. A quarta música foi “Stiches” e os fãs não se calaram, mais uma vez acompanharam a letra com o cantor. Embora a maioria das adolescentes cantassem as letras das canções, era só nestas músicas mais populares que o restante público, cerca de 15%, se levantava e cantarolava.

A interpretar “Ruin” Shaw Mendes disse-lhes, nas poucas interações que realizou com o público, que gostaria que de manhã eles não tivessem voz e nesse sentido repetiu muitas vezes a frase “Do I have cross your mind” a qual o público repetia consecutivamente.

Depois o cantor dirigiu-se para um pequeno palco central, que tinha por cima uma bola branca gigante onde eram passados efeitos especiais. O público sentiu-se mais próximo do cantor e os gritos faziam-se ecoar por toda a sala. Por vezes, o entusiasmo era tanto que não se conseguia ouvir a voz do artista. Passado 20 minutos neste palco, voltou para o palco principal e interpretou “No Promises”. De seguida, informa que a canção que irá interpretar é a mais importante para ele. Trata-se de “Understand” que descreve a necessidade de nos compreendermos a nós próprios.

A voz de Shaw Mendes e a capacidade deste jovem em encantar faz da canção “Mercy” um dos momentos mais fantásticos da noite. Antes de acabar ouve-se entre outras o “Never Be Alone” ou o “Bad Repution” e por volta das 22:00 horas o concerto acaba com a música “Treat You Better”.

No fim, ouvia-se o público a gritar por Portugal. Foi um espetáculo com um cantor fora do normal. A simplicidade das suas músicas aliada aos efeitos especiais faz deste concerto um momento especial. Shaw Mendes promete muitos mais sucessos e quem sabe um dia uma música em português, cantada por ele.

Texto: Ana Margarida Matias

Fotos: Everything is New – Alexandre Antunes

[FAG id=2795]

RELATED ARTICLES

Mais Recente

O Sonho de Cortés, em Portugal!

O Fantasma regressa a Lisboa!

Loboda conquistou o público no Casino Estoril

error: Content is protected !!