Domingo, Maio 19, 2024
Domingo, Maio 19, 2024

As Festas de Lisboa vão começar

As Festas de Lisboa vão começar
e a cidade está pronta para festejar

São mais de 40 eventos, de diferentes expressões artísticas, e 16 arraiais que no mês de junho vão animar a cidade durante as Festas de Lisboa, organizadas pela Câmara Municipal de Lisboa e pela EGEAC.

O ponto alto do programa das Festas será no dia 12, com a celebração dos Casamentos de Santo António na Sé de Lisboa e no Salão Nobre dos Paços do Concelho e o desfile das Marchas Populares, com cerca de 2 mil marchantes a descer a Avenida da Liberdade.

Dois concertos especiais à beira-Tejo, de entrada livre, em dois locais emblemáticos da cidade, assinalam o início e o fim das Festas de Lisboa.

Canções de uma Noite de Verão marca o ritmo da abertura, no Terreiro do Paço, dia 1 de junho, a partir das 22h00. Um concerto que dará uma nova sonoridade a alguns êxitos da música pop/rock portuguesa nas vozes de Ana Bacalhau, António Zambujo, Áurea, Conan Osiris e Marta Ren. Os intérpretes estarão acompanhados pela Orquestra Pop Portuguesa, sob a direção do Maestro Jan Wierzba, num espetáculo que conta com direção artística de Luis Varatojo.

Miguel Araújo – Dança de um dia de Verão vai reunir em palco o músico, a sua banda e os seus êxitos, juntando-se à festa Bárbara Tinoco, Os Quatro e Meia e Tatanka. Um concerto para dançar e cantar no jardim da Torre de Belém, dia 30, a partir das 22h00.

Um dia antes (29) a música clássica vai tomar conta do mesmo jardim, com o Concerto Sinfónico de Verão que reúne cem vozes do Coro do Festival de Verão e a Sinfonietta de Lisboa, sob a direção dos maestros Paulo Lourenço e Cesário Costa, com vários solistas convidados.

Inspiradas pelo Parque Mayer, o tema da Grande Marcha, as Marchas Populares mostram pela primeira vez os seus figurinos e coreografias nas sempre concorridas exibições do pavilhão (dias 2,3 e 4 de junho na Altice Arena), seguindo-se o grande desfile na Avenida da Liberdade na noite de Santo António (dia 12).  

Fado no Castelo promete duas noites surpreendentes, com vista única sobre a cidade e o rio. A partir das 21h30, sob o cenário da magnífica Praça de Armas do Castelo de São Jorge, estão marcados novos encontros artísticos inesperados em palco, tendo desta vez como protagonistas Sara Correia e Stereossauro (dia 16), Katia Guerreiro e o rapper Jaca (dia 17).

Nas Festas de Lisboa cabem muitas mais propostas imperdíveis nos diferentes espaços culturais geridos pela EGEAC, como a celebração do 5.º aniversário do LU.CA, os 135 anos do nascimento de Fernando Pessoa ou o espetáculo de música teatral 100 Amália no Teatro São Luiz.

O cinema, a literatura, o teatro e outros projetos artísticos ocupam vários locais um pouco por toda a cidade, na sua maioria com entrada gratuita. Na agenda há ainda outras festas que passam pela gastronomia e cultura popular, pela dança, pintura, fotografia, DJs e atividades para famílias.

É em junho que as Festas de Lisboa ligam as pessoas, numa comemoração coletiva e multicultural.
É chegado o momento em que a cidade se enfeita para festejar as suas tradições e se revela tal como é: genuína, popular e cosmopolita.

Boas Festas de Lisboa!

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!