Segunda-feira, Abril 29, 2024
Segunda-feira, Abril 29, 2024

4.ª edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa

 

Distinguir com um selo de qualidade o melhor que se fez na música portuguesa no ano anterior, contribuindo para a consolidação das carreiras dos artistas e para a sua internacionalização, e celebrar a diversidade e efervescência da música nacional são os grandes objectivos dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa que acontecem às 21h desta quinta-feira, pela quarta vez no Coliseu de Lisboa  e contam com a transmissão em directo na RTP1, RTP Internacional, RTP Play e Antena 1. Será posteriormente exibido um compacto com os melhores momentos da gala na RTP1, no sábado dia 7, às 22h45, e na RTP África, no domingo, dia 8, às 17h45.

A emissão será conduzida por Filomena Cautela, que este ano conta com o apoio de Carolina Torres e ainda com a cobertura dos repórteres digitais 20chatear Diana Taveira, para que o público de todas as geografias e idades, independemente da plataforma em que escolha seguir a emissão, não perca nenhum dos vários momentos de uma gala que se prevê emocionante.

A horas de revelar quem irá levar os galardões para casa nas 13 categorias a concurso, a organização sabe que já há vencedores absolutos: os 46 artistas nomeados. É nesse clima de celebração que decorre a maior festa da música portuguesa que, este ano, depois de dois anos de restrições devido à pandemia, volta a receber público no Coliseu para aplaudir de pé as atuações especiais, e algumas muito improváveis, pensadas exclusivamente para a gala de dia 5 de maio.

A estrela em ascenção Nenny convida a consagrada Ana Moura para um medley inédito; The Black Mamba cruzam linguagens com o multi talentoso guitarrista de jazz André Fernandes, vencedor da categoria Melhor Álbum Jazz da edição anterior; a dupla feminina Bárbara Bandeira e Carminho junta-se para apresentar um tema ao vivo; o cantor e compositor Ivandro será acompanhado por convidados especiais; o músico angolano Paulo Flores convida Sara Correia para um tema inédito composto especialmente para os PLAY; os Moonspell juntam-se a Dulce Pontes para um momento apoteótico; Gama faz-se acompanhar por Piruka e Jimmy P, num trio de luxo; e Camané convida Agir e os coros Ricercare e Coro Ucraniano da Igreja Greco-Católica de Lisboa, para uma homenagem ao povo ucraniano.

Recorde-se que até ao encerramento da votação durante a gala é possível participar na escolha da Vodafone Canção do Ano, a única categoria dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa em que o público decide o vencedor através das redes sociais oficiais dos PLAY e da App My Vodafone (exclusivo clientes Vodafone), até ao dia da cerimónia. “Andorinhas” de Ana Moura“Borboletas” de Gama“Lote B” de António Zambujo“Love is on my side” de The Black Mamba“Onde Vais” de Bárbara Bandeira feat. Carminho e “Tequila” de Nenny são as 6 canções nomeadas para Vodafone Canção do Ano. A lista completa de todas as categorias a concurso e respectivos nomeados pode ser consultada aqui.

As restantes 12 categorias foram votadas pela Academia PLAY, Comité de Jazz, Comité de Música Clássica / Erudita e Comité da Crítica, constituídos por mais de 300 elementos, maioritariamente da indústria musical (artistas, técnicos, produtores e promotores, com exceção de representantes de editoras), da comunicação social e da sociedade civil, sendo todo o processo de apuramento dos vencedores escrutinado por uma auditora multinacional.

Os PLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela SAPM – Associação Prémios da Música, uma entidade sem fins lucrativos, criada pela AUDIOGEST e pela GDA, que representam em Portugal as editoras discográficas multinacionais, nacionais e independentes (AUDIOGEST), bem como dos artistas, executantes e intérpretes da música (GDA).

A Vodafone Portugal é, pela quarta vez consecutiva, o Patrocinador Principal e além de premiar a música nacional no seu todo distingue, em particular, a única categoria a concurso eleita pelo voto do público, “Vodafone Canção do Ano”.

Recorde os nomeados para a 4.ª edição dos PLAY e ouça a playlist 

MELHOR GRUPO
Moonspell
Os Quatro e Meia
The Black Mamba
Wet Bed Gang

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Andorinhas” de Ana Moura
“Borboletas” de Gama
“Lote B” de António Zambujo
“Love is on my side” de The Black Mamba
“Onde Vais” de Bárbara Bandeira feat. Carminho
“Tequila” de Nenny

MELHOR ÁLBUM
“70 Voltas ao Sol (Ao Vivo com Orquestra)” de Jorge Palma
“AuRora” de Gisela João
“Badiu” de Dino D’Santiago
“Recomeçar” de Tony Carreira

MELHOR ARTISTA MASCULINO
António Zambujo
Camané
Dino D’Santiago
Tony Carreira

MELHOR ARTISTA FEMININA
Ana Moura
Bárbara Tinoco
Gisela João
Nenny

MELHOR ÁLBUM FADO
“Agora” de Teresinha Landeiro
“AuRora” de Gisela João
“Eu Sou” de Fábia Rebordão
“Horas Vazias” de Camané

PRÉMIO LUSOFONIA
“Hino à Gratidão” de Mario Lucio
“Jeito Alegre de Chorar” de Paulo Flores
“Modo Turbo” de Luísa Sonza, Pabllo Vittar, Anitta
“Nossas Coisas” de C4 Pedro

ARTISTA REVELAÇÃO
EU.CLIDES
Ivandro
Luís Trigacheiro
Rita Vian

MELHOR VIDEOCLIPE
“Ainda Sinto” – de Diana Lima, T-Rex realizado por Tiago Plácido
“Andorinhas” – de Ana Moura realizado por André Caniços
“Blues da Quinta” – de 5.º Punkada realizado por Casota Collective
“Nós Pimba” de Chico da Tina realizado por Irish Favério

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA 
“Cifras de Viola” de Tiago Matias
“Debut” de João Barradas
“João Madureira | Estudos Literários  Retratos” de Ana Telles
“Portuguese Music for Piano Duo” de Luís Duarte e Lígia Madeira

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“A Tribo” de Coreto
“Garfo” de Garfo
“Lumina” de Pedro Melo Alves’ Omniae Large Ensemble
“Unlimited Dreams” de João Lencastre’s Communion

 

SIGA OS PLAY – PRÉMIOS DA MÚSICA PORTUGUESA

Youtube  Facebook  Instagram

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!