Stefanelli vai ser responsável pelos mercados de Portugal, Espanha, França e Itália
A Costa Cruzeiros anunciou a nomeação de Luigi Stefanelli como Associate Vice President para a Região do Sul da Europa, ficando assim responsável pelos mercados de Portugal, Espanha, França e Itália. Na sua nova função, Stefanelli, apoiado por uma equipa de gestão de alto nível, terá como objetivo garantir o desenvolvimento sustentável da região e o crescimento do negócio.
Luigi Stefanelli adquiriu uma relevante experiência profissional a nível internacional na Costa Cruzeiros, tendo trabalhado na Ásia e na Europa, onde obteve importantes resultados e assumiu responsabilidades crescentes.
“Acredito que esta nomeação pode dar um grande impulso ao desenvolvimento comercial da região do Sul da Europa,” – disse Roberto Alberti, Senior Vice President & Chief Commercial Officer da Costa Cruzeiros. “Para nós, estes mercados desempenham um papel fundamental e, devido à forte experiência internacional adquirida nos últimos anos por Luigi Stefanelli, estamos confiantes de que seremos ainda mais eficazes na execução da nossa estratégia comercial”.
No desempenho do novo cargo, as responsabilidades de Stefanelli são ampliadas ao mercado italiano, mantendo as suas funções anteriores como Diretor Geral de Espanha e Portugal e Diretor Geral de França. Carlo Schiavon deixará o cargo de Country Manager Itália para se dedicar a um novo projeto pessoal, mas continuará a colaborar com a empresa.
Luigi Stefanelli vai contar com uma equipa de profissionais com ampla experiência no setor. No que diz respeito a Portugal e Espanha, Jorge Serrano, um veterano na empresa e com vasta experiência no mercado ibérico, assume a liderança comercial dos dois países como Sales Director.
Em Itália, as áreas comerciais são confiadas a Riccardo Fantoni, Sales Director Itália, que tem vindo a desempenhar funções cada vez mais importantes na equipa comercial, destacando-se pelo seu elevado compromisso e profissionalismo. Para o mercado francês, Luigi Stefanelli contará com o apoio de Aurelie Soulat, Commercial Director França, que ingressou na empresa em 2022 e possui uma longa carreira profissional, inclusivamente noutras empresas de turismo. As funções atuais de Luigi Stefanelli fora da área comercial permanecerão inalteradas.
Luigi Stefanelli iniciou a sua carreira como consultor na Ernst & Young Financial Business Advisor em Roma e, posteriormente, iniciou o seu percurso profissional na indústria de cruzeiros em Génova, no departamento de Pricing & Revenue Management da Costa Cruzeiros.
Desde o final de 2012 que Luigi Stefanelli desempenha cargos de crescente responsabilidade em diferentes países onde a empresa italiana opera. Primeiro, como Business Development & Pricing Director para a região da Ásia-Pacífico e Austrália, tendo residido durante três anos em Xangai. Posteriormente, regressa à Europa como General Manager das marcas Costa e AIDA para os mercados Austríaco e Suíço e, mais tarde, assume a responsabilidade pelos mercados da República Checa, Eslováquia, Eslovénia e Hungria, como General Manager da Europa Central.
No final de 2019, Luigi tornou-se General Manager para Portugal e Espanha e no ano passado, desempenhou o cargo de General Manager para Portugal, Espanha e França.
Luigi Stefanelli, natural de Nápoles, com 38 anos, é licenciado em Administração de Empresas e mestre em Relatórios Financeiros Corporativos.
Sobre a Costa Cruzeiros
A Costa Cruzeiros é uma empresa italiana de cruzeiros com sede em Génova. Há mais de 70 anos que os navios da Costa são autênticos embaixadores da verdadeira hospitalidade italiana, mostrando o melhor da sua gastronomia e a autêntica experiência de férias italiana que se destaca pela sua gastronomia requintada, os melhores vinhos e uma experiência de compras única e completa, devido a uma ampla seleção das mais prestigiadas marcas italianas. Atualmente, a frota da Costa conta com um total de 11 navios em serviço, todos com bandeira italiana. Além disso, a Costa Cruzeiros também é um símbolo de compromisso com a sustentabilidade. Nesse sentido, e em linha com os objetivos da Agenda 2030 da ONU, a empresa abriu caminho para a inovação sustentável para todo o setor de cruzeiros, o que permite a inclusão de novas tecnologias e projetos para melhorar o desempenho ambiental da sua frota. Exemplo disso é a introdução em 2019 do navio Costa Smeralda, movido a Gás Natural Liquefeito, atualmente o combustível fóssil mais limpo. Um compromisso que será reforçado por um novo navio de GNL em dezembro de 2021, o Costa Toscana, navio irmão do Costa Smeralda. Com a Fundação Costa Crociere, a empresa italiana pretende fazer parcerias com destinos para contribuir para as necessidades sociais das comunidades locais e criar um turismo mais sustentável e inclusivo.
A Costa Cruzeiros tem uma força de trabalho global de cerca de 20.000 funcionários que trabalham a bordo e nos seus escritórios em todo o mundo. A Costa Cruzeiros foi premiada no exclusivo Cruise Excellence Awards 2022 com três selos de qualidade: “Best Value for Money, “Melhor Companhia de Navegação para o Primeiro Cruzeiro” e “Melhor Imagem entre os Consumidores”.