Quarta-feira, Outubro 22, 2025
Quarta-feira, Outubro 22, 2025

Jornada Mundial da Juventude sensibiliza para a dádiva regular de sangue

A Fundação Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantados e a FAS-PORTUGAL – Federação Portuguesa das Associações de Sangue vão estabelecer uma parceria que pretende sensibilizar para a importância da dádiva regular de sangue.

No âmbito desta parceria, a sede da Fundação JMJ Lisboa 2023 irá promover amanhã, 5 de maio, uma colheita de sangue junto dos jovens voluntários, que decorrerá entre as 15h e as 19h. O Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e Bispo-Auxiliar de Lisboa, D. Américo Aguiar irá também receber na sede, Paulo José Rosa Cardoso, da FAS-PORTUGAL – Federação Portuguesa das Associações de Sangue, e Maria Antónia Escoval, do IPST – Instituto Português do Sangue e Transplantados.

No âmbito desta parceria e para estimular os jovens para o seu papel cívico e para os benefícios deste contributo voluntário para responder às necessidades diárias de sangue nos hospitais portugueses, vão ser ainda organizadas outras ações de sensibilização e colheitas, organizadas pelos comités organizadores diocesanos da JMJ Lisboa 2023.

Sobre a JMJ Lisboa 2023

Lisboa é a cidade escolhida pelo Papa Francisco para a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.

As edições internacionais da JMJ são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana.

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude.

A primeira edição aconteceu em 1986, em Roma. A JMJ já passou pelas seguintes cidades: Buenos Aires (1987), Santiago de Compostela (1989), Czestochowa (1991), Denver (1993), Manila (1995), Paris (1997), Roma (2000), Toronto (2002), Colónia (2005), Sidney (2008), Madrid (2011), Rio de Janeiro (2013), Cracóvia (2016) e Panamá (2019). A JMJ Lisboa 2023 vai decorrer entre os dias 1 e 6 e agosto de 2023, sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

RELATED ARTICLES

Mais Recente

O Sonho de Cortés, em Portugal!

O Fantasma regressa a Lisboa!

Loboda conquistou o público no Casino Estoril

Samuel Úria emociona Coliseu dos Recreios

error: Content is protected !!