Sudoeste 2024, o festival onde o verão ganha vida em cada acorde, onde a praia se torna palco de encontros inesquecíveis e a música é a trilha sonora dos melhores momentos. Neste famoso ponto de encontro memorável e incontornável para milhares de jovens, em que o espírito de liberdade, a alegria das descobertas e a magia das noites se encontram num cenário único e belo na costa alentejana.
Mais uma vez o festival Sudoeste reafirma a sua posição como um dos principais eventos de cultura jovem, trazendo artistas de nome nacional como internacional. Este famoso ponto de encontro traz uma vasta variedade musical para agradar cada festivaleiro. Entre todos os outros que subiram a palco os nomes de grande destaque foram Martin Garrix, Don Toliver, Anitta, Da Weasel e Matuê, que levaram a multidão ao êxtase.
O parque de campismo abriu portas dia 3 de agosto, que permitiu que os festivaleiros organizassem a sua bagagem e escolhessem os melhores sítios para as suas tendas. Mais do que um lugar para descansar, o campismo é onde a verdadeira essência do festival se manifesta, é onde os participantes se conectam e compartilham experiências que levarão para o resto das suas vidas.
Desde o primeiro dia que o festival abriu as portas aos jovens, foi animado com DJ’s stets que estavam encarregues de formar uma experiência única e memorável que tocasse no coração e de cada festivaleiro, Leote, DJ John Goulart, DJ Perez, Conguito e Nelson Cunha foram os Dj’s de destaque.
Entre muitas outras diversões dentro do campismo, o que mais chamou à atenção foi a festa de espuma, onde não há combinação melhor que calor, música, amigos e uma espuma para alegrar o ambiente.
O grande ponto de paz dos participantes deste festival era no Canal e na praia onde estes se divertiam e tiravam proveito do sol da Zambujeira.
Este ano, houve melhorias em relação às condições do campismo, onde a cozinha e o Supermercado do Intermarché fizessem com que estes pudessem saborear refeições de qualidade.
O Festival teve início a 07 de agosto, onde a cabeça de cartaz foi Matuê, que levou o público à loucura quando o seu convidado Wiu apareceu e interpretaram as músicas “Vampiro” e “Mantem”. A atuação de Bárbara Bandeira, Teezo, Touchdown e Tems também criaram um ambiente incrível e aconchegante, que levou a um encerramento inesquecível com o artista Martin Garrix, este não deixou os festivaleiros na mão, fazendo um grande espetáculo visual e musical.
No segundo dia, a noite tem início com Van Zee trazendo Richie Campbell, que interpreta “Even” do seu recente lançamento “IT WILL HURT BOTH WAYS”. Logo após, Rich the Kid prepara o público para o espetáculo do rapper americano Don Toliver, que embala os presentes com os sucessos do álbum “Hardstone Psycho” e outros significativos hits de sua carreira. Mais tarde, a DJ Charlotte de Witte assume o palco e conquista os fãs, não desiludindo aqueles que ficaram até o final para vê- la.
Já no 3.º dia, Anitta, a cabeça de cartaz, proporcionou um espetáculo de 2 horas, com direito a coreografias e sucessos musicais que fizeram o público delirar e movimentar-se ao ritmo das mesmas do início ao fim.
Richie Campbell também não saiu indiferente, após levar YG Marley onde interpretaram o seu grande êxito juntos “Praias Jah In The Moonlight”.
O DJ Kura, apresentou uma vasta série de stets que fez o público vibrar. No último dia, Mizzy Miles encheu o coração de cada festivaleiro após mostrar a sua capacidade de juntar tantas diversidades de gostos musicais. A volta da banda Da Weasel também muito esperada por cada participante fiel a este festival, para puderem reviver momentos antigos ao som de “Duía” e “Dialectos da Ternura”.
Alok com a sua grande diversidade de estilos e o cantor de trap americano, Lil Yachty fizeram com que este dia memorável de prolonga-se até de madrugada.
O Festival Sudoeste, ao longo das suas edições, tem se consolidado como um dos eventos mais marcantes da cena musical e cultural jovem em Portugal. Com uma combinação única de grandes nomes da música, uma localização deslumbrante na costa alentejana e uma atmosfera vibrante, o festival proporciona uma experiência inesquecível para milhares de participantes. A cada ano, o Sudoeste não apenas celebra a música e a diversão, mas também fortalece laços, cria memórias duradouras, tendo sempre surpresas e melhorias para proporcionarem a experiência de cada festivaleiro única e memorável.