Miguel Araújo é um dos artistas mais completos da nova geração da música portuguesa. Cantor, músico e compositor, deu-se a conhecer n’Os Azeitonas, a banda portuense que aos poucos se foi afirmando como um dos mais interessantes fenómenos de culto do panorama nacional (“Anda Comigo Ver os Aviões”, “Quem és Tu Miúda”, “Ray-Dee-Oh”, etc).
Em Maio de 2012 estreou-se a solo com “Cinco Dias e Meio”, de onde se destacam temas como “Os Maridos das Outras” (single de estreia), “Fizz Limão” ou “Capitão Fantástico”. O single de estreia foi nomeado para “melhor canção do ano” nos prémios da Sociedade Portuguesa de Autores, nos Globos de Ouro e na gala da RTP dos melhores do ano. Miguel Araújo foi ainda nomeado para “melhor intérprete individual” nos Globos de Ouro e como “personalidade masculina do ano na categoria de música” na revista Lux. O álbum foi considerado um dos 10 melhores do ano e “Capitão Fantástico” foi eleita uma das melhores músicas do ano pela revista Blitz.
Em 2016 estreou-se na Suíça e em Inglaterra, sempre com excelente recepção do público. Este ano ficou, no entanto, marcado pelos concertos com António Zambujo nos Coliseus de Lisboa e Porto, e pelo recorde que atingiram, ao serem marcadas 28 datas.
Tanto “Cinco Dias e Meio” como “Crónicas da Cidade Grande” atingiram a marca de Disco de Ouro, e a edição limitada e numerada de “Cidade Grande ao Vivo” esgotou, tendo sido posta à venda uma segunda edição, com o registo áudio do concerto no Coliseu do Porto. Actualmente, Miguel Araújo encontra-se a trabalhar no sucessor de “Crónicas da Cidade Grande”.
[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=u_DUTqzF_Rw[/embedyt]