Ontem começou mais uma edição do Festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés, que voltou a esgotar bem antes do tempo.
No primeiro dia de cartaz, no Palco Principal as atenções centravam-se nos Artic Monkeys e Nine Inch Nails, que há muito não vinham a Portugal. A abertura deste palco foi feita por Miguel Araújo, que se encantou com o carinho do público sempre a acompanhar as músicas, e não deixou de agradecer a oportunidade de estar no palco principal. A seguir Bryan Ferry mostrou que a boa música não tem idade, com um concerto recheado de sucessos dos Roxy Music. Nine Inch Nails entraram a seguir e deram um forte concerto rock, um dos melhores da noite, neste palco. Os Snow Patrol, que também estiveram bastantes anos afastados dos palcos, aqueceram o público com as suas músicas mais conhecidas e anunciaram que no próximo ano vêm a Portugal a solo.
Os Artic Monkeys fecharam o palco principal com um concerto equilibrado, que serviu para apresentar o novo trabalho “Tranquility Base Hotel + Casino”, mas não esqueceu as músicas de outros tempos como “Do I Wanna Know?”, “I Bet You Look Good on the Dancefloor” ou “R U Mine?”.
No Palco Sagres destacaram-se a francesa Jain, uma “one woman show” que veio apresentar o seu primeiro álbum “Zanaka”, a banda britânica Wolf Alice com a poderosa voz de Ellie Roswell e Khalid, o cantor sensação das músicas “Young Dumb & Broke”, “Saved” e “Silence”, que encheu completamente a tenda. Por este espaço ainda passaram os Friendly Fires, Sampha e Blasted Mechanism, com hora marcada para inicio de espetáculo às 3h.
No Palco Comédia, este ano com uma escultura de Bordalo II no palco, Rui Sinel de Cordes e Guilherme Duarte encheram o espaço, que mesmo nas restantes atuações esteve sempre composto, tal como aconteceu no Palco EDP Café, completamente cheio para ver António Zambujo.
No Palco Clubbing destaque para Papillon, uma jovem promessa do rap português, que viu a tenda encher para o ver, e Paus+Holly Hood, também com grande afluência, para além de Orelha Negra e Sophie.
Texto: SM
Fotos: Jorge Torres Carmona