Domingo, Maio 19, 2024
Domingo, Maio 19, 2024

Prémios Play: Revelados nomes de artistas que vão atuar amanhã na gala

REVELADOS NOMES DOS ARTISTAS DAS ATUÇÕES DA 6.ª GALA DOS PLAY PRÉMIOS DA MÚSICA PORTUGUESA

D.A.M.A, João Paulo Esteves da Silva, Pedro Mafama e Ricardo Ribeiro são alguns dos artistas nomeados que também vão atuar. Cerimónia de 16 de maio marcada por ter pela primeira vez cante alentejano e por a nomeada JÜRA assegurar performance tecnológica exclusiva. Entrevistas a convidados a partir da passadeira vermelha começam a ser transmitidas por volta das 19h00 no Instagram dos PLAY.

Já são conhecidos os 14 artistas, cinco dos quais nomeados, que vão protagonizar assete atuações musicais, consideradas momentos-chave da cerimónia dos vencedores dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa, a qual vai decorrer a 16 de maio, no Coliseu dos Recreios, sendo emitida em direto a partir das 21h00 pela RTP1, RTP África, RTP Internacional, RTP Play e Antena1.

Para esta 6.ª edição, e como já é habitual, as fusões de diferentes estilos como pop, rock, r&b, fado, jazz e hip hop voltam a ganhar destaque, sendo que, pela primeira vez na história dos PLAY, o cante alentejano — classificado em 2014 como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO — também vai subir ao palco.

Para animar a noite, as performances deste ano estão a cargo de: Murta & Diana Lima; Diogo Piçarra & Pedro Abrunhosa; SYRO & Bispo; Camané & Ricardo Ribeiro (nomeado Melhor Álbum Fado) com João Paulo Esteves da Silva (nomeado Melhor Álbum Jazz) & Mário Laginha; Pedro Mafama (nomeado Vodafone Canção do Ano, Melhor Artista Masculino e Melhor Videoclipe) & Grupo Coral Paz e Unidade de Alcáçovas e La Família Gitana e ainda D.A.M.A (nomeados Melhor Grupo) & Buba Espinho.

Além destas seis atuações, o momento Vodafone também promete surpreender, como acontece em todas as edições, sendo que desta vez o mesmo terá uma  componente tecnológica associada ao 5G. Com o objetivo de apoiar talentos emergentes, JÜRA (nomeada Artista Revelação) foi a voz escolhida para este espetáculo exclusivo. A direção artística das sete performances é assinada por Cifrão.

Recorde-se que durante esta cerimónia vão ser revelados, de entre os 50 nomeados, os vencedores das 14 categorias: Vodafone Canção do Ano, Melhor Artista Feminina, Melhor Artista Masculino, Melhor Grupo, Melhor Álbum, Melhor Álbum Fado, Artista Revelação, Prémio Música Ligeira e Popular (1.ª vez a concurso), Prémio Lusofonia, Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Jazz, Melhor Álbum de Música Clássica/Erudita, Prémio Carreia e Prémio da Crítica.

De destacar que as votações para Vodafone Canção do Ano — a única categoria cujo vencedor é eleito pelo público — continuam ativas (até quase ao final da gala), podendo ser efetuadas nos links de posts específicos e das bio das redes sociais dos PLAY (Facebook, Instagram, TikTok X) e também na App My Vodafone (só para clientes da operadora), no link PLAY — Vodafone Canção do Ano.

A cerimónia vai ser apresentada como é costume por Filomena Cautela, sendo que neste ano faz dupla com Inês Lopes Gonçalves, com quem já partilhou palco nas duas primeiras edições. Na passadeira vermelha, os repórteres digitais Alexandre Guimarães e Catarina Moreira asseguram entrevistas a artistas e convidados, as quais são transmitidas no Instagram dos PLAY, a partir das19h00.

OsPLAY – Prémios da Música Portuguesa são promovidos pela Audiogest, que gere e representa os direitos das editoras multinacionais, nacionais e independentes,e ainda pela GDA, entidade que gere os direitos dos artistas, intérpretes e executantes. Todo o processo de candidaturas, nomeações e seleção de vencedores é sempre devidamente auditado pela PwC.

Criados em 2019 com o objetivo de celebrar e promover o talento e a carreira dos artistas portugueses e lusófonos, os Prémios PLAY são atualmente a grande festa da música nacional, contribuindo também para o desenvolvimento cultural e económico do país.

LISTA COMPLETA DOS NOMEADOS PLAY
PRÉMIOS DA MÚSICA PORTUGUESA 2024

VODAFONE CANÇÃO DO ANO
“Chakras” — Ivandro feat. Julinho KSD
“Chamada Não Atendida” — Bárbara Tinoco
“Como Tu” — Bárbara Bandeira feat. Ivandro
“Maria Joana” — Nuno Ribeiro, Calema, Mariza
“Preço Certo” — Pedro Mafama
“Where U @” – Slow J

MELHOR ARTISTA FEMININA
A Garota Não
Ana Moura
Bárbara Bandeira
Carminho

MELHOR ARTISTA MASCULINO
Ivandro
Pedro Mafama
Slow J
T-Rex

MELHOR GRUPO
Calema
D.A.M.A
Os Quatro e Meia
Wet Bed Gang

MELHOR ÁLBUM
“Afro Fado” — Slow J
“COR D’ÁGUA” — T-Rex
“Portuguesa” — Carminho
“VIDA” — Jorge Palma

MELHOR ÁLBUM FADO
“Bela Ensemble com Ana Margarida Prado” — Bela Ensemble
“Mãe” — Cristina Branco
“O Abraço da Guitarra” — António Chainho
“Terra que Vale o Céu” — Ricardo Ribeiro

ARTISTA REVELAÇÃO
Ana Lua Caiano
Expresso Transatlântico
JÜRA
LEO2745

PRÉMIO MÚSICA LIGEIRA E POPULAR
Meu coração de cowboy apaixonado — Zé Amaro
“Recomeçar” — Sons do Minho
“Sapato Apertado” — Bandalusa
“Vamos ò Baile — José Malhoa

PRÉMIO LUSOFONIA
“Chico” — Luísa Sonza
“Conexões de Máfia” — Matuê feat Rich The Kid
perfeita — Giulia Be
“Tá OK” — DENNIS, MC Kevin o Chris

MELHOR VIDEOCLIPE
“Escura Noite” — Peculiar, realizado por Maria Beatriz Castelo
“Estrada” — Pedro Mafama, realizado por André Caniços
“Fim do Nada”Mizzy Miles feat T-Rex & Zara G, realizado por XZ
“Ressaca Bailada” — Expresso Transatlântico, realizado por Sebastião Varela

MELHOR ÁLBUM JAZZ
“Chromosome” — Mário Costa
“Hexagon” — Axes
“Playing with Beethoven” — Carlos Bica
“The River” — João Paulo Esteves da Silva Trio

MELHOR ÁLBUM MÚSICA CLÁSSICA / ERUDITA
“Celebrando Nella Maíssa, Helena Sá e Costa & Olga Prats” — Trio de Damas
“Folia Nova”Sete Lágrimas
“LAMENTOS” — António Pinho Vargas
Windsor Project — Ricardo Pires

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!