Domingo, Maio 19, 2024
Domingo, Maio 19, 2024

Misty Fest regressa de 2 a 30 de novembro

LINA_, Salvador Sobral e Christian Löffler
são os primeiros nomes confirmados do cartaz desta edição

A 15.ª edição do Misty Fest tem lugar de 2 a 30 de novembro, mantendo a diversidade e abrangência musical e geográfica que o definem como um dos eventos de referência no panorama nacional de festivais de outono. Lisboa e Porto continuam a ser as cidades base, mas o Misty Fest, este ano, volta a desdobrar a sua programação por salas de norte a sul do país.

Uma das primeiras confirmações desta edição é a multipremiada fadista Lina_, que repete presença no evento depois de, em 2022, ter apresentado, em estreia absoluta, o álbum conjunto com o músico e compositor espanhol, Raül Refree.

A artista tem já as primeiras datas conhecidas no Misty Fest deste ano – a 27 de novembro atua no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa, e a 30 de novembro apresenta-se na Casa da Música, no Porto, com o aclamado, “Fado Camões“. Este novo e extraordinário trabalho editado mundialmente pela alemã Galileo Music em janeiro de 2024, conta com a chancela de Manifesto de Interesse Cultural, e tem sido aclamado pela crítica nacional e internacional: atingiu o número #1 do prestigiado top europeu de World Music – World Music Charts Europe; o número #1 no Transglobal World Music Charts Worldwide; e ainda integrou o “top of the world tracks” da revista britânica Songlines Magazine.

Nestes concertos, Lina_ irá apresentar, ao vivo, a poesia de um dos mais notáveis poetas portugueses, Luís Vaz de Camões, adaptada ao fado tradicional. De ressalvar que “Fado Camões” foi produzido pelo britânico Justin Adams (Robert Plant – Led Zeppelin, Tinariwen, Souad Massi), com arranjos de John Baggott (Massive Attack e Portishead).

Salvador Sobral é mais um nome confirmado nos palcos do Misty Fest.
Atua no Porto, na Casa da Música, a 26 de novembro, no dia seguinte, 27 de novembro, ruma ao sul para um espetáculo em Lisboa no Centro Cultural de Belém, e a 29 de novembro sobe ao palco do Theatro Circo, em Braga.

TIMBRE” é o mais recente álbum de estúdio de Salvador Sobral, editado no final de Setembro de 2023. O regresso às edições discográficas aconteceu depois do lançamento de vários temas, ao longo dos últimos meses, que fazem parte do alinhamento deste espetáculo: “al llegar” (feat. Jorge Drexler), “pedra quente” e, mais recentemente, “de la mano de tu voz” (feat. Silvana Estrada). Este trabalho é composto por 11 originais, 10 criados em parceria com Leo Aldrey, responsável também pela produção.

Nos palcos do Misty Fest 2024 está assegurada a presença do produtor alemão Christian Löffler, primeira confirmação internacional da 15ª edição do evento. Os concertos estão agendados para os dias 8 de novembro, no Capitólio em Lisboa, e 9 de novembro na Casa da Música, no Porto sendo que os bilhetes para estes concertos estão disponíveis a partir desta sexta feira, dia 5 de abril. Este é um regresso há muito esperado depois de, há dois anos, o músico ter dado um concerto imersivo, a solo, em Lisboa no qual percorreu os melhores momentos da sua carreira.

O que nos torna humanos senão os nossos sentimentos?

Esta filosofia tem estado na base de grande parte do trabalho de Christian Löffler.
Intuitivo e direto, o processo criativo de Löffler sempre foi uma tentativa de capturar algo de seu mundo interior. Algo profundo e único. Neste contexto, no seu novo álbum, “A Life” o produtor alemão faz o seu mais firme apelo à nossa humanidade.

À medida que entramos numa nova era de primazia tecnológica, desta vez através do domínio da inteligência artificial, Christian Löffler oferece-nos um caminho alternativo para a expressão artística. O resultado é uma viagem que nos lembra que a música não é um produto, mas sim uma criação nascida da mão e da alma de alguém. E essa será a experiência a viver no Misty Fest em 2024.

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!