Segunda-feira, Março 4, 2024
Segunda-feira, Março 4, 2024

MSC Euribia: Eficiência, Entretenimento e Excelência

O novo cruzeiro da MSC, que vai andar nos próximos tempos pelos mares do Norte da Europa, passou (e impressionou) pela primeira vez em Lisboa.

A escala inaugural em Lisboa do MSC Euribia, o 22.º navio da frota da MSC Cruzeiros, foi assinalada com um evento que incluiu a habitual troca de placas comemorativas entre o Comandante e autoridades públicas, no Terminal de Cruzeiros da capital, dias após a paragem na Madeira.

A passagem em Lisboa do MSC Euribia fez parte de uma viagem de nove dias, com início em Las Palmas, na Gran Canaria, Espanha, que terminará em Hamburgo, na Alemanha.

O Euribia, que deve o nome à deusa Eurybia, que controlava os ventos, o clima e as constelações para dominar os mares, tem como lema reduzir o impacto no ecossistema marinho, rumo que começou a perseguir ao tornar-se no primeiro navio de cruzeiro a realizar uma viagem com zero emissões de gases com efeito de estufa.

Trata-se do segundo navio da frota da MSC movido a gás natural liquefeito (LNG), o combustível mais limpo disponível à escala. Entre as contribuições para a otimização da eficiência está a reutilização dos resíduos gerados a bordo ou a preparação para reciclagem e nem o calor gerado pelos motores é desperdiçado: pode ser redirecionado para aquecer as piscinas ou criar água doce. As águas residuais também são tratadas, com uma eficácia tal que estão autorizados a devolvê-las ao mar.

Também a nível elétrico, o Euribia está pronto para se ligar às redes elétricas locais, para reduzir as emissões enquanto estiver no porto, de acordo com as normas europeias que estão a ser implementadas.

Com 2419 camarotes e uma capacidade máxima de 6327 pessoas, dispõe no total de 35 mil metros quadrados de área pública. Piscinas são cinco, mais escorregas aquáticos, bowling, casino, discoteca, vinte e um bares e um campo interior, que permite jogar ténis e vários dos habituais desportos de pavilhão. Para refeições, poderá contar com dez locais, incluindo cinco restaurantes de especialidade. Já os mais novos têm 700 metros quadrados para eles, cheios de atividades por escalões etários, existindo mesmo um Baby Club, até aos dois anos.

Dificilmente alguém se aborrecerá no Euribia, já que, desde dois simuladores de corridas motorizadas, que permitem competir entre si, música ao vivo ou atividades para tentar quebrar recordes mundiais do Guinness, há um pouco de tudo. E à noite poderá ainda visitar o Delphi Theatre, com 945 lugares e entretenimento ao vivo, com espetáculos de grandes produções.

Em termos de comércio, a MSC garante que o Euribia tem a maior área de compras de qualquer navio de cruzeiro, o que não deixa de ser impressionante, num navio em que nem o casco é banal: a obra de arte é da autoria do artista gráfico alemão Alex Flämig, vencedor de um concurso internacional.

Texto: Hugo Vinagre

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!