Começa já esta sexta-feira, às 18h, a Mostra de Cinema IPO Lisboa 100 Anos, que celebra o centenário desta instituição.

Inserida nas comemorações do centenário do Instituto Português de Oncologia de Lisboa Francisco Gentil, a Mostra de Cinema organizada em parceria com o IndieLisboa vai levar ao ecrã do Cinema São Jorge seis filmes que apresentam diversas abordagens e perspectivas sobre a forma como lidamos com o corpo e o cancro.
A inauguração é às 18h de sexta-feira (05/01), precedida por um cocktail de abertura antes da exibição de A Luta Contra o Cancro em Portugal, curta-metragem documental assinada por António Lopes Ribeiro em 1952, uma obra histórica sobre a criação, construção e implementação do IPO em Lisboa. A sessão de abertura prossegue depois com La guerre est déclarée, realizado e protagonizado por Valérie Donzelli, filme de abertura da secção Semaine de la Critique do Festival de Cannes em 2011.
Da programação, destaque também para o debate que vai acontecer no sábado, depois da exibição do filme estreado no último Festival de Berlim, Notre corps, de Claire Simon (sábado às 15h). Com o objectivo de enriquecer a experiência dos espectadores e discutir os temas abordados, o debate é moderado pela radialista Joana Cruz, com as participações de Paula Chaves (representante da Liga Portuguesa Contra o Cancro), Nuno Artur Silva (ex-secretário de Estado da Cultura e fundador das Produções Fictícias) e o poeta e editor das Edições Saguão, Rui Miguel Ribeiro.
Todas as sessões são apresentadas por profissionais de saúde do IPO que vão complementar a exibição de cada filme com uma visão experiente e de proximidade, de quem lida diariamente com a doença oncológica.
A mostra reúne filmes premiados, assinados por cineastas de prestígio como Nanni Moretti, Arthur Hiller ou Catarina Vasconcelos, que contam histórias de coragem, resiliência e esperança.
O programa da Mostra é o seguinte:
05 de janeiro, Sexta-Feira
18H00
A LUTA CONTRA O CANCRO EM PORTUGAL
António Lopes Ribeiro, Portugal, Documentário, 1952, 16′
+
LA GUERRE EST DÉCLARÉE
Valérie Donzelli, França, Ficção, 2011, 100′
21H00
LOVE STORY
Arthur Hiller, EUA, Ficção, 1970, 100′
06 de janeiro, Sábado
15H00
NOTRE CORPS
Claire Simon, França, Documentário, 2023, 168′
»» Sessão seguida de Debate
21H00
CARO DIARIO
Nanni Moretti, Itália, Ficção, 1993, 100′
7 DE JANEIRO, DOMINGO
15H00
THE FAREWELL
Lulu Wang, EUA / China, Ficção, 2019, 100′
18H30
A METAMORFOSE DOS PÁSSAROS
Catarina Vasconcelos, Portugal,
Documentário/Ficção, 2020, 101′