Sexta-feira, Julho 19, 2024
Sexta-feira, Julho 19, 2024

“Fados de Coimbra e Outras Canções” de José Afonso no Café Santa Cruz, Coimbra

Com “Fados de Coimbra e Outras Canções”, completa-se o primeiro ciclo de edições da obra de José Afonso pela Mais 5, dois anos volvidos após o primeiro álbum deste ciclo. De “Cantares do Andarilho” (1968) até “Fados de Coimbra e Outras Canções” (1981) foram 11 os álbuns editados em formatos LP, CD e pela primeira vez, digital.

“Fados de Coimbra e Outras Canções” será agora apresentado a dia 10 de Novembro, precisamente em Coimbra, no histórico Café Santa Cruz. Para dar voz a esta apresentação e conversar com Nuno Galopim (Antena 1) sobre este disco e a importância de José Afonso no fado de Coimbra estarão Janita Salomé, um dos músicos que participaram na sua gravação, Rui Vieira Nery, musicólogo e professor universitário e Manuel Portugal, nome maior e incontornável do Fado de Coimbra.

“Fados de Coimbra e Outras Canções” foi gravado em 1981, José Afonso, dedicou-o ao pai e a Edmundo de Bettencourt, “o maior cantor de fados de todos os tempos” e “um grande poeta”, como o próprio o caracterizou em entrevista. Com este sinal o cantautor afastava qualquer intenção revivalista da concepção canónica do Fado de Coimbra e da tradições folclóricas estudantis que então renasciam em ambientes conservadores na academia, reforçando a importância de inovar na tradição, processo iniciado  por Bettencout na forma de cantar e na introdução de cantigas populares no Fado.

No próximo dia 10 de Novembro, a partir das 15H00, no Café Santa Cruz em Coimbra, teremos assim um evento único para celebrar a edição remasterizada “Fados de Coimbra e outras Canções”, o fado de Coimbra, e a obra de José Afonso, expoente maior da música popular portuguesa e da sua contínua renovação

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!