Quinta-feira, Março 28, 2024
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Revenge of the 90’s com Ena Pá 2000, Haddaway e Crazy Town no Rock in Rio-Lisboa!

 

  • Dia 29 de junho o Rock in Rio-Lisboa embarca numa viagem até à década de 90 e recebe, no Music Valley, a badalada festa Revenge of the 90’s.
  • Pack especial Rock in Rio – Revenge of the 90’s com bilhete para dia 29 de junho, disponível a partir de dia 30 de abril.
  • Passes para o 2.º fim-de-semana do festival já se encontram esgotados!

What is love? É isso que o público vai poder descobrir na noite de 29 de junho, no Music Valley, quando a festa Revenge of the 90’s iniciar a sua jornada pela década de noventa ao som de nomes que marcaram toda uma época. O ícone do eurodance, Haddaway, a banda da Califórnia, Crazy Town, e os bem portugueses Ena Pá 2000 são as primeiras confirmações para uma noite que promete ser memorável.

As novidades não se ficam por aqui e a partir do próximo dia 30 de abril ficará disponível, pelo valor de um bilhete (69€), o Pack Especial Rock in Rio Revenge of the 90’s – um exclusivo da maior festa revivalista dos anos 90. O pack pode ser adquirido através dos promotores da festa e inclui um bilhete para dia 29 de junho e gifts icónicos que marcaram a década de 90 – um pet virtual Tamagotchi e uma pala Revenge of the 90’s.

Esta será a primeira vez que a mais badalada festa da atualidade sai do seu “habitat natural” para se realizar num festival, em plena Cidade do Rock, no palco Music Valley.

Neste mesmo dia, o público vai também poder assistir aos espetáculos de Manel Cruz e Capitão Fausto, no Music Valley, além de James, Xutos & Pontapés, The Chemical Brothers e The Killers no Palco Mundo e, ainda, A’Mosi Just a Label (Jack Nkanga), Nástio Mosquito e Moh! Kouyaté na EDP Rock Street. Os passes para o segundo fim-de-semana do festival (29 e 30 de junho) já se encontram esgotados mas ainda é possível adquirir bilhetes diários (69€) para estes dias e, também, 23 de junho.


Viagem à década de 90

A Revenge of the 90’s começou em Fevereiro 2017 com apenas 500 pessoas e celebrou o aniversário em Fevereiro deste ano com mais de 8.000 noventeiros. Pelo caminho já transformou a face dos Santos Populares no Campo Pequeno em Lisboa e esgotou o Coliseu na passagem de ano. Promoveu o reencontro de Batatinha e Companhia, as Non Stop e ainda chamou a palco Anjos, Santamaria, Ana Malhoa, Melão, Virgul, Ace dos Mind Da Gap, João Melo dos Fúria do Açucar, José Figueiras, Íris, Olavo Bilac, Saúl, e ainda Iran Costa, Snap e Technotronic ou os Vengaboys e Lou Bega. 


Haddaway

Nestor Alexander Haddaway, conhecido pelo seu nome artístico Haddaway, é um músico de Trindade e Tobago, que ganhou reconhecimento devido ao sucesso do seu single de estreia, “What Is Love” (1993). Na Alemanha, o single vendeu 900.000 cópias e no Reino Unido alcançou o Ouro com 400.000 cópias vendidas. No início de 1994, as vendas mundiais deste tema chegaram às 2,6 milhões de unidades.

O seu segundo single, “Life”, deu continuidade ao sucesso e alcançou o número 2 na Alemanha, número 6 no Reino Unido e 41 nos EUA, além de ter vendido em todo o mundo 1,5 milhões de cópias. Os hits “I Miss You” e “Rock My Heart” ajudaram o músico a estabelecer-se como um artista de sucesso na Eurodance. O seu primeiro LP, The Album, chegou a Platinum na Alemanha e a Gold no Reino Unido.

Em 1995 lançou o seu segundo álbum, The Drive, que incluía o hit Top 20 do Reino Unido “Fly Away”, bem como “Catch a Fire” e “Lover Be Thy Name”.

A exposição de Haddaway em programas de televisão deu ao artista mais uma oportunidade para ampliar o seu sucesso. Colaborou com outras estrelas do Eurodance, como Dr. Alban, no single “I Love the 90’s”. Em 2009, “What Is Love” voltaria às pistas de dança com o remix do DJ alemão Klaas e em 2012, Haddaway lançou o single “Up and Up” com The Mad Stuntman, que alcançou o Top 20 dos maiores sucessos de dança nos EUA.

 

Crazy Town

A música e a imagem dos Crazy Town refletem um dos ambientes socioculturais mais dinâmicos e voláteis do planeta – Los Angeles – onde a pobreza urbana do distrito do centro-sul existe a poucos minutos do brilho de Beverly Hill.

Liderado por uma equipa de produtores/vocalistas, Seth “Shifty Shellshock” Binzer e Bret “Epic” Mazur, os Crazy Town combinaram a atitude lírica do hip-hop e o sotaque rítmico com o músculo da instrumentação de rock ao vivo. Esta combinação rendeu ao grupo um número 1 em 2001, quando “Butterfly” liderou a Billboard 100 e ajudou o trabalho de estreia da banda, The Gift of Game, a chegar a platina.

Bret Mazur e Seth Binzer cresceram rodeados por música. O pai de Mazur era o empresário de Billy Joel, enquanto o pai de Binzer era um artista e cineasta que dirigiu o filme ao vivo dos Rolling Stones, “Ladies & Gentlemen, The Rolling Stones”. Originalmente de Nova Iorque, Mazur começou a criar batidas e faixas com tenra idade e começou, também, a trabalhar em projetos de MC Serch (dos 3rd Bass), de Eazy-E e de MC Lyte. Também foi DJ da House of Pain por um curto período de tempo. Durante esse período Binzer deparou-se com uma cópia de “Licensed to Ill”, dos Beastie Boys, no México, e descobriu um lado do hip-hop que o inspirou a começar a fazer gravações por conta própria.

Binzer e Mazur juntaram-se inicialmente como Brimstone Sluggers, mas projetos de hip-hop em que trabalhavam na altura impediram-nos de completar um álbum completo. Foi numa clínica de reabilitação que criaram o plano para formar Crazy Town: uma banda de hip-hop com uma formação instrumental completa em suporte das vocais de Rap.

Doug “Faydoedeelay” Miller (baixo), Rust Epique (guitarra), Anthony “Trouble” Valli (guitarra), DJ AM (DJ) e o baterista James “JBJ” Bradley foram recrutados para se juntar ao grupo, e Crazy Town nasceu oficialmente. O álbum de estreia da banda, The Gift of Game, foi produzido pelo amigo Josh Abraham e contou com aparições do KRS-One e da Dirty Unit. O álbum alcançou sucesso a nível mundial com “Butterfly”, uma ode a mulheres atraentes, e colocou a banda no caminho do sucesso. Depois, em 2002, Darkhorse, produzido por Howard Benson, não recebeu elogios semelhantes e a banda separou-se em 2003.

Crazy Town oficializaram o seu “comeback” em 2013, quando Mazur e Binzer deixaram escapar numa entrevista que estavam a trabalhar em material novo. Brimstone Sluggers – o nome da dupla antes de se tornarem Crazy Town – foi lançado no verão de 2015.

 

Ena Pá 2000

Naturais da Foz do Arelho, os cinco elementos dos Modess & Aderentes começaram por ensaiar numa garagem e por tocar nas discotecas da zona. Depois resolveram ir para Lisboa à procura da sorte. É em Lisboa que conhecem aquele que viria a ser o sexto elemento do grupo.

É então que a banda decide mudar de nome para Ena Pá 2000. Os seis elementos eram Lello Vilarinho (voz, violoncelo, trompete e bandolim), Pão Diospiro (guitarra sintetizadora), Francis Ferrugem (percussão), Pepito Durex (saxofone, viola, trompa), Manuel Anão (contrabaixo) e Joselito Desirato (bateria).

Concorreram ao 4º Concurso de Música Moderna do Rock Rendez-Vouz mas acabaram por desistir depois de assinar contrato com a CBS. Ainda em 1987 é editado o primeiro single do grupo com os temas “Telephone Call” e “Pão, Amor e Totobola”.

O álbum de estreia foi gravado em Março de 1989 nos estúdios Tchá Tchá Tchá, com produção do próprio grupo e de Moz Carrapa. As misturas seriam feitas no ano seguinte e o disco foi editado no final de 1991, através da El Tatu. Em Dezembro de 1990 estrearam o palco do Johnny Guitar.

Em 1992 é editado Enapália 2000 que é uma transposição “revista e aumentada” para CD do primeiro álbum do grupo.

O álbum És Muita Linda foi editado em Novembro de 1994. O disco contou com a participação de Vitorino e Janita Salomé, Gimba, João Paulo Feliciano e Bernardo Sassetti.

Lançam depois o single “Doces Penetrações”, em 1996. No ano seguinte é editado o álbum Opus Gay com uma capa inspirada nos clássicos da editora Deutsch Gramophone. Em 1999 é editado o CD 2001 – Odisseia No Chaço.

Em Março de 2004 lançaram o álbum A Luta Continua!. No disco aparecem temas como “Mulher do Norte”, o velhinho “Rosário”, “Pudim” e “Tourada”. Em 2005 editam um DVD com o concerto do dia 30 de Novembro de 2004, realizado no Paradise Garage, por ocasião dos 20 anos de existência do grupo.

O mais recente álbum do grupo – O Álbum Bronco – foi editado em Dezembro de 2011.


Rock in Rio-Lisboa 2018

O Rock in Rio-Lisboa está de volta nos dias 23, 24, 29 e 30 de junho, prometendo transformar a Bela Vista num gigante parque temático da música, com inúmeras experiências e uma programação surpreendente, combinando o melhor do entretenimento.

Na próxima edição o festival vai contar com mais horas de entretenimento diário (o recinto abrirá portas às 12h00 e encerrará às 02h00), novas áreas (como o Pop District ou Gormet Square) e novos palcos (como o Digital Stage).

No Pop District os fãs vão poder celebrar a cultura pop e os seus principais ícones, contando com atrações como games – dos mais modernos aos bem conhecidos arcade; lojas com variados produtos alusivos aos maiores ícones culturais das últimas décadas; performances e demonstrações artísticas – como representações de musicais e super-heróis, exposições de pop art, referências do cinema; havendo até espaço para cosplay e muito mais. Já o Digital Stage é um novo palco dedicado aos fenómenos digitais, trazendo um pouco do mundo online para o offline. Ao longo dos quatro dias de evento, este palco vai receber grandes fenómenos do entretenimento online que trocarão, por um momento, o ecrã dos PC’s, tablets e telemóveis por um contacto direto e próximo com o seu público. Neste palco também caberão apresentações de música, dança, cinema e outras performances ligadas a sucessos online. Na Rock Street África vai viver-se um clima único de festa, num espaço que celebra a música de uma forma global e onde, através da arquitetura, dos espetáculos e performances de rua, o público poderá perceber como a música africana influenciou todos os estilos musicais presentes nos outros palcos do festival. Por fim, o Gourmet Square é uma nova praça de alimentação que permitirá maior conforto aos seus visitantes, disponibilizando cerca de 500 lugares sentados e cerca de 10 food corners, num ambiente exclusivo e de acesso controlado.

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