Um festival de Músicas do Mundo e para o Mundo!

 

De 21 a 29 de Julho, atingindo este ano a maioridade, o FMM – Festival Músicas do Mundo, realizou-se, como sempre na Costa Alentejana nos centros históricos das duas localidades do Concelho de Sines, primeiro na aldeia de Porto Covo seguindo para a cidade de Sines.

“Música com espírito de aventura” é esta a assinatura da programação que se define como exigente.

É um festival de energias, de contrastes, de sintonias e simpatias!

É um mundo de gentes, de cores e de sabores.

Difícil explicar, mas basta lá estar e… sente-se, vibra-se e emociona-se!

Quase que nos podemos atrever a dizer que as idades vão dos 0 aos 100 sem chocar, sem se notar, sem conflituar! Até nos animais que por lá passeiam com seus tutores essas sinergias se sentem e se fazem notar, ou seja a comunhão é salutar e limpa.

E tudo isso porque a música é o elo.

É junto aos palcos que “a coisa” ainda mais se clarifica, a diversidade dos sons toca a cada um dos ouvintes que se expressam das formas mais naturais, sem o preconceito, sem as vergonhas, sem os juízos.

Em Porto Covo no Largo Marquês de Pombal. Em Sines nos palcos do Castelo; da Avenida Vasco da Gama; do Centro de Artes de Sines e do Largo Poeta Bocage.

O FMM em Sines gosta de mostrar a mescla de música real, vivida e sentida, “arcadas pelos contactos entre artistas de origens geográficas e culturais diferentes, devedoras dos movimentos de ideias e pessoas que definem a contemporaneidade”, assim se pode ler no Site oficial do evento.

É um mundo, este festival!

Emoções a experienciar, sensações a transportar, histórias a viver… do mundo e para o mundo!

Texto: Raquel Ataíde