Quinta-feira, Março 28, 2024
Quinta-feira, Março 28, 2024

Plácido Domingo convida Katia Guerreiro

Os 80 anos da Rádio Renascença trazem Plácido Domingo, de novo, a Lisboa. Neste seu regresso, o tenor convidou Katia Guerreiro para o acompanhar, numa participação especial que encheu a fadista de orgulho.

Em entrevista à Renascença, Plácido Domingo desvendou: “Nos concertos que faço hoje em dia obviamente que, por ser um cantor de ópera, a primeira parte é quase toda ópera. Na segunda parte, já canto zarzuela, um género musical espanhol, mas também opereta, musicais e, talvez, haja algum fado como presente. (…) Espero que uma cantora que admiro muito, Katia Guerreiro, possa acompanhar-me, como surpresa.”. Justificando, acrescenta: “O fado cantado da maneira como os portugueses o sentem é fantástico. Há um jeito na voz, uma elegância… A verdade é que é um género muito especial.

Katia Guerreiro é uma das mais importantes representantes do Fado em todo o mundo. É uma intérprete consagrada e reconhecida como notável embaixadora da música portuguesa. É membro do Parlamento Europeu da Cultura, desde 2005, e em 2015 foi condecorada pela Presidência da República com a Comenda da Ordem do Infante D. Henrique, pelo seu inestimável contributo na divulgação da cultura portuguesa e projeção de Portugal no mundo. O seu percurso valeu-lhe, em dezembro de 2013, a Ordem de Artes e Letras do Goveno Francês, no Grau Chevalier, que a reconheceu como uma das mais notáveis representantes da cultura portuguesa em todo o mundo e uma das mais brilhantes cantoras da sua geração. Katia Guerreiro iniciou a sua carreira em 2000 e editou 9 discos. O mais recente, Até ao Fim, foi editado em 2014 e contou com a produção musical de Tiago Bettencourt. 

O concerto de Plácido Domingo em Portugal integra as comemorações dos 80 anos da Renascença. O espetáculo será acompanhado pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, fundada em 1995, e conta com as participações da soprano Micaëla Oeste, elogiada pela sua voz cristalina e muitas vezes comparada a Grace Kelly pela elegância do seu porte, e por Rita Marques, uma jovem soprano do Centre de Perfeccionament Plácido Domingo (Valência), uma das muitas iniciativas do tenor na sua contribuição à Música.

Reconhecido como um dos mais talentosos tenores da actualidade, Plácido Domingo tem uma carreira com mais de 3.800 actuações e 12 Grammy Awards, incluindo três Grammy Latinos.

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!