Quarta-feira, Abril 24, 2024
Quarta-feira, Abril 24, 2024

Susana Baca celebra 50 anos de carreira em Portugal

 

Artista maior da música latino-americana atua em Maio de 2023 em Lisboa, Espinho e Braga

A histórica cantora peruana Susana Baca regressa a Portugal em 2023, quando celebra 50 anos de carreira, para apresentar o novo álbum “Palabras Urgentes” em três espectáculos agendados para 4 de maio, em Lisboa, no Teatro Tivoli BBVA; 6 de maio, no Auditório de Espinho | Academia; e 7 de maio em Braga, no Theatro Circo. Os bilhetes já se encontram à venda.

A artista, reconhecida pelo seu extraordinário trabalho de resgate da canção afro-peruana em combinação com a divulgação dos poetas latino americanos, apresenta em “Palabras Urgentes” uma forte mensagem que usa a mais poderosa das armas de combate à injustiça: o conhecimento.

Premiado pela revista “Songlines” o disco está carregado de simbolismo, por ter sido lançado no mesmo ano em que se comemoraram os 200 anos de independência do Peru mas também porque Susana Baca o gravou como forma de protesto e debate, encorajando à celebração da vida e à revindicação de causas e ideais, numa homenagem aos que lutaram por um mundo melhor.

Ouvindo-a neste registo, que sucede ao belíssimo “À Capella” (2020) com que arrecadou o seu 3º Grammy Latino, percebemos que Susana Baca persiste em aprofundar as raízes musicais que sempre a acompanharam sem, porém, deixar de se abrir a novas perspetivas sobre a sua própria linguagem, como a do produtor Michael League, dos Snarky Puppy  – ele que em Portugal, lembremos, renovou a nossa própria noção do fado ao colaborar com Gisela João.

Não é que Susana Baca, aos 78 anos, precise de mais motivos para que lhe aplaudamos um percurso riquíssimo, coroado por várias distinções, pela edição de inúmeros discos e pelo lançamento recente de “Yo Vengo a Ofrecer Mi Corazón”, o seu livro de memórias. Mas, como todos os grandes artistas, esta senhora que nasceu numa família de músicos e se dedicou toda a vida a conhecer a fundo a história do seu Peru, ao ponto de assumir o cargo de Ministra da Cultura em 2011, não cessa de se questionar a si e à humanidade, arrastando-nos a nós nesse mesmo exercício vital.

Hoje, é a própria que nos alerta para os tempos difíceis que estamos a passar e que nos incita, através da sua música, a viver de acordo com os princípios do amor e da verdade. É neste espírito de comunhão e de celebração que Susana Baca chega a Portugal, em 2023, para três datas que serão certamente especiais. Em palco testemunharemos não só o legado e a generosidade de uma das últimas divas da música latino americana, mas também a poetisa, a investigadora, a ativista, a mulher total que é Susana Baca.

Veja o video de “Sorongo”

One of the most seductive discs of the year. Longtime Baca admirers certainly won’t be disappointed, and newcomers will be won over. ★★★★ THE TIMES

Full of vitality THE GUARDIAN

A really gorgeous record. Vital and present. NPR ALL THINGS CONSIDERED

Vibrant d’odes féministes TELERAMA

Un album magnifique sur lequel elle marie les rythmes hérités des anciens esclaves et les poètes latino-américains LE MONDE

Un album aussi militant que poétique F.I.P.

 

 

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!