O Papa Francisco já se inscreveu: é a tua vez!

O Papa Francisco inscreveu-se hoje, no decorrer da recitação do Angelus na Praça São Pedro no Vaticano, em Roma, na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, marcando assim a abertura das inscrições para o encontro. O Papa Francisco é assim o primeiro peregrino a inscrever-se no maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa, que vai decorrer de 1 a 6 de agosto em Lisboa sob o tema “Maria levantou-se e partiu apressadamente” – Lc 1, 39.

“Caros jovens, convido-vos a inscreverem-se neste encontro, no qual, depois de um longo período de isolamento social, voltamos a ter a alegria do abraço fraterno entre todos os povos e todas as gerações, do qual tanto tínhamos tantas saudades.”, estas foram as palavras do Papa aquando da inscrição.

O anúncio do Papa, na janela do Palácio Apostólico, foi acompanhado por duas jovens portuguesas estudantes do programa Erasmus em Roma: Maria de Assis Libório, natural de Lisboa e estudante de arquitetura, e Diana Lourenço Gonçalves, natural de Braga e estudante de medicina, ambas na Universidade La Sapienza.

@vaticanmedia

“Este é o momento em que eu testemunho em nome dos jovens portugueses a nossa comunhão com Deus e com a Igreja através do representante de Cristo na Terra que é o Papa Francisco. Cristo está vivo e continua a amar a sua igreja, através dos Papas, através dos jovens e é por isso que as jornadas são muito importantes neste momento porque mostram uma igreja viva, Cristo está vivo em nós, naqueles que o transportam e o levam por todo o mundo, é este o convite de hoje, levar Jesus através das jornadas.”, são as palavras de Maria Libório, de 22 anos, após o momento do anúncio da abertura das inscrições pelo Papa. “Levo hoje também comigo todos os jovens que vão participar nesta missão e a responsabilidade que a Igreja depositou em nós, jovens portugueses, de receber peregrinos de todo o mundo.”, reforça esta jovem estudante, que se encontra em Roma no 4°ano de Mestrado em Arquitetura.

“Sem dúvida que foi com muita alegria e surpresa que aceitei esta oportunidade única. É um privilégio enorme poder estar presente aqui neste dia tão importante. Já agora não poderei deixar de fazer o convite a todos os jovens para se inscreverem nas Jornadas Mundiais da Juventude, porque são estas experiências que nos fazem crescer e abrir os nossos horizontes.”, contou-nos Diana Gonçalves, estudante de Medicina em Roma.

Para D. Américo Aguiar, Presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 e Coordenador-Geral, “a abertura das inscrições assinala um novo marco para a organização da JMJ Lisboa 2023, em que todos são convidados a participar num encontro internacional que pretende promover a paz, a união e a fraternidade entre os povos e as nações de todo o mundo”. “Teremos a oportunidade de acolher a juventude do mundo inteiro em Portugal e de lhes proporcionar uma experiência única”, reforça o responsável.

As iniciativas da JMJ Lisboa 2023 têm acesso gratuito para todos. À semelhança do que acontece em todas as Jornadas, o Comité Organizador Local (COL) organiza e disponibiliza opções de pacotes para que os peregrinos se possam inscrever e aceder a um conjunto de serviços, como alojamento, alimentação, transporte e segurança e o kit do peregrino.
Quem se pretenda inscrever como peregrino, voluntário, para o Festival da Juventude, para a Feira das Vocações, ou como bispo, poderá fazê-lo a partir da plataforma de inscrições oficial.

Informações gerais sobre a participação na JMJ Lisboa 2023 disponíveis aqui.

@vaticanmedia