Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Joana Amendoeira no Coliseu dos Recreios a 23 de Março | Uma dos três artistas que cantam Tiago Torres da Silva

 

Ao décimo disco – “Na volta da maré” . Joana Amendoeira assume-se cada vez mais uma “cantora Atlântica”. As canções de Fred Martins e Tiago Torres da Silva unem as duas margens do oceano, canções mais introspectivas como a canção que dá título ao disco, ou mais bem humoradas como “Entre o calor e o frio” ou a divertida “Canção imoral” que fala das questões de género, das questões do Tempo concluindo que a única coisa que pode ser considerada imoral é a falta de amor. Ao apresentá-lo ao vivo, Joana não esquece as suas raizes fadistas mas abre o seu canto a toda uma variedade de ritmos e de timbres musicais que adquiriu nas muitas viagens pelo mundo. No disco e no palco do Coliseu a fadista é acompanhada por Pedro Amendoeira na guitarra portuguesa, João Filipe na viola de Fado, Carlos Menezes no contrabaixo, Ruca Rebordão na percussão e Nilson Dourado na viola caipira, clarinete e cavaquinho, bem como por Fred Martins em participação mais que especial.

Mas também se unirá ao sambista Marcos Sacramento, de quem é convidada no seu mais recente álbum e a Nuno Guerreiro com quem partilhará algumas canções do repertório de ambos, mostrando porque é a cantora que mais letras gravou de Tiago Torres da Silva, mais de 30 distribuídas por mais de metade da sua discografia e muitas participações especiais noutros projetos em Portugal e no Brasil.
“Na volta da maré” tem sido considerado pela crítica um dos melhores discos de 2021 e chega agora ao palco do Coliseu como um búzio que chega à praia. É só levá-lo até perto do ouvido para escutarmos todos os segredos que ele trouxe do mar. Um mar de afetos, de abraços, de esperança. Um mar feito de canções gravadas na maré baixa e que agora, chegam ao palco do Coliseu nas marés cheias que se guardam na voz abençoada de Joana Amendoeira.
RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!