Tiago Bettencourt edita livro-concerto

TIAGO BETTENCOURT EDITA LIVRO-CONCERTO “CAMINHO RUMO AO ECLIPSE”

PRÉ-VENDA EXCLUSIVA DO LIVRO A 20 DE DEZEMBRO NO ESPECTÁCULO “TIAGO NA TOCA” NO COLISEU DOS RECREIOS

EDIÇÃO DIGITAL DE “TIAGO NA TOCA” DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS A 15 DE DEZEMBRO

 

“Este livro, além de um diário fotográfico é uma ponte. É um lugar onde várias pontes começam, e também o princípio de um percurso onde várias pontes se interligam. Dentro deste livro há portas para fora dele, e nessas portas há filmes com canções, também elas portas para onde o leitor, ou espectador e ouvinte, esteja disposto a ir.”

Tiago Bettencourt – Fachada ao Vivo em Caminha (Ferry Boat)

Tiago Bettencourt faz a pré-edição exclusiva do seu primeiro livro-concerto, “Caminho Rumo ao Eclipse”, no dia 20 de Dezembro, por ocasião do Espectáculo “Tiago na Toca”, no Coliseu dos Recreios de Lisboa. Este livro, que se apresenta como um Diário Fotográfico, é muito mais do que isso — é uma verdadeira viagem na qual os fãs poderão fazer parte como leitor, espectador e ouvinte. Este registo foi captado no decorrer da “peregrinação” artística e musical realizada pelo Artista no passado mês de Julho, onde percorreu seis freguesias do Município de Caminha, atravessadas pelo Caminho de Santiago, para apresentar seis espectáculos em seis locais idílicos deste percurso de peregrinação, considerado Património Mundial da Humanidade pela UNESCO.

O desafio é convidar os fãs a revisitarem esta jornada através da lente do talentoso Martim Torres, com uma série de fotografias artísticas captadas ao longo do percurso, assim como a assistirem a alguns dos melhores momentos a partir de vários QRCodes disponibilizados nos diversos capítulos, que dão acesso a filmes com algumas das versões de cada concerto, outros com atuações encenadas, gravadas após cada espectáculo. A captação vídeo esteve a cargo de três dos melhores talentos nacionais na área, Arlindo Camacho, Miguel Sbrugens e Maria Bicker.

O cruzamento multidisciplinar deste arrojado projeto é um verdadeiro convite a todos aqueles que não tiveram oportunidade de acompanhar a jornada que passou pelos locais idílicos no Município de Caminha. Os espectáculos, nas seis localidades escolhidas, esgotaram a sua lotação autorizada em poucas horas, o que impediu muitos fãs de participarem nestes concertos inusitados. Este registo é para todos os fãs: os que fizeram parte, mas sobretudo para os que só ouviram falar. Desde testemunhos, a fotografias e vídeos, trata-se de um diário de estrada artístico, profundo e intimista que garantirá a todos uma profunda envolvência em cada um dos momentos captados e retratados.

Esta “peregrinação” musical, passou por seis localidades do Caminho de Santiago –  teve início a 20 de Julho no Forte do Cão em Âncora, a 21 de Julho assentou arrais no Forte da Lagarteira em Vila Praia de Âncora, seguindo no dia 22 para Santo Isidoro em Moledo. A 23 o Artista ocupou Pedras Ruivas, em Seixas, e a 24 de Julho instalou-se no Ferry Boat de Caminha para um concerto em pleno rio Minho. A 25 de Julho, Dia de Santiago, juntou-se à sua Banda no Cruzeiro da Independência, em Lanhelas, para terminar a caminhada da melhor forma.

Foi graças à abertura de espírito e mente do Município de Caminha que este ambicioso e inovador projeto foi possível, bem como ao Programa Garantir Cultura, ao Ministério da Cultura e à plataforma Portugal 2020.

O livro-concerto chega a todas as livrarias ainda em Dezembro de 2021. É publicado pela Showtime Books, chancela do Grupo Editorial Atlântico, que se empenhou em todo o processo de construção e edição.

“Caminho Rumo ao Eclipse” será disponibilizado em pré-venda exclusiva no dia 20 de Dezembro, no Coliseu de Lisboa, na apresentação do espectáculo “Tiago na Toca”.

Já o álbum “Tiago na Toca” chega finalmente ao formato digital, no mês em que celebra 10 anos de vida desde a chagada aos escaparates. A partir  de 15 de Dezembro já será possível aceder a todas as plataformas de streaming e vídeo.

Mais informação em www.tiagobettencourt.pt/links.