Terça-feira, Abril 23, 2024
Terça-feira, Abril 23, 2024

La Fura dels Baus Regressa a Portugal em Dezembro com Carmina Burana

Mais de 200.000 pessoas, de três continentes, já aplaudiram Carmina Burana dos El Fura dels Baus. Um espectáculo exuberante que une a força da música de Carl Orff ao universo extravagante dos El Fura dels Baus. Um espectáculo com fortes quadros cénicos, capazes de transmitir toda a emoção poética dos textos que, apesar de terem mais de 800 anos, falam de desejo, e nos remetem à essência da espécie humana. A companhia catalã, com 35 anos de actividade, é conhecida pelos espetáculos imersivos, interativos  e estética muito próprias, reunindo milhares de fãs em todo o mundo.

Em palco estará um cilindro com cerca de 10 metros de diâmetro, coberto por um tule a envolver a orquestra e a funcionar como tela – onde as imagens serão projectadas ao ritmo da narrativa e acompanhadas por efeitos especiais e fragrâncias florais,  transportando o público para um mundo de sensações vitais. Cantores pendurados em gruas ou submergidos em vinho, água, fogo, vindimas ao vivo e quedas de água fazem de Carmina Burana um espectáculo El Fura dels Baus.

Para Carlus Padrissa, membro fundador e director da companhia, Carmina Burana, de Carl Orff, é provavelmente a mais importante obra musical do século XX. Composta entre 1935 e 1936, tem por base 24 dos 300 poemas do códex Carmina Burana original datado do século XII/XIII, encontrado em 1803 na Baviera e actualmente à guarda da Biblioteca Estatal, em Munique. Escritos em latim, alemão e francês, estes poemas louvam a vida, enaltecem os prazeres carnais e o gozo da natureza humana, ao mesmo tempo que criticam e satirizam os costumes sociais e morais da época.

“Os El Fura dels Baus criaram um espectáculo com fortes quadros cénicos, capazes de transmitir toda a emoção poética dos textos que, apesar de terem mais de 800 anos, falam de desejo, e nos remetem à essência da espécie humana… E assim o ciclo se completa para voltar a começar” – Carlus Padrissa.

O que diz a imprensa:

“O público aplaudiu Carmina Burana por sete minutos”, EFE. Festival de Granada

“Excelente espectáculo”. La Vanguardia

“Os Fura dels Baus apresentaram uma fabulosa reinterpretação de Carmina Burana e o público aplaudiu”, El Mundo

“O público aplaudiu de pé Carmina Burana dos Fura dels Baus”, ABC

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=c9eGGUWWOnA[/embedyt]

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!