Smashing Pumpkins, Thom Yorke e Bom Iver: Os Encantadores de Multidões

No último dia do festival todas as atenções estavam centradas na atuação dos Smashing Pumpkins no palco principal e Thom Yorke no palco Sagres.

Os The Gift e os Vetusta Morla foram as primeiras bandas a atuar no palco principal, que começou a concentrar mais público na atuação de Tom Walker. Coube aos Bon Iver subir ao palco antes dos cabeça de cartaz da noite e envolver o público nas suas melodias, num concerto deveras intimista face ao tamanho de palco.

Os Smashing Pumpkins foram a atração principal do palco NOS, decorado com três bonecos gigantes, e deram um concerto espetacular, em que revisitaram muitos dos seus grandes temas como “Zero”, “Bullet With Butterfly Wings”, “Ava Adore”, “1979”, “Tonight, Tonight” e “Today” que fechou o concerto. Do novo álbum lançado em 2018 Shiny and Oh So Bright, Vol. 1/ LP: No Past. No Future pôde-se ouvir “Solara” e “Knights”. Bill Corgan aproveitou ainda para agradecer ao público português, um dos melhores do mundo, e recordar o concerto dado à chuva, em 1996, na praça de touros de Cascais. A noite fechou no palco NOS com a sempre eletrizante atuação dos The Chemical Brothers que voltaram a transformar o recinto numa discoteca gigante por onde fizeram passar os êxitos de 30 anos de carreira.

No palco Sagres a noite foi consagrada a Thom Yorke, o vocalista dos Radiohead, que atuou em nome próprio e encheu a tenda com a sua sonoridade muito particular. Por este palco passaram ainda The Blaze, Marina, Gavin James, Rolling Blackouts Coastal Fever, Beluga e os Idles, que deram um pungente concerto de rock, com direito a moshes e guitarras partidas.

No palco EDP Fado Café foi dia de Marcia e Fábia Rebordão e a banda Variações fechou a noite, com casa cheia pela 3ª vez e com muita vontade do público de que estas atuações se estendam um pouco mais do que a estreia do filme.

O NOS Alive retorna ao Passeio Marítimo de Algés a 9, 10 e 11 de Julho 2020 e já conta com a confirmação dos DA WEASEL para o palco NOS no último dia de festival.

Texto: SM
Fotos: Jorge Torres Carmona

Flickr Album Gallery Pro Powered By: wpfrank