EDPCOOLJAZZ – Jessie J, Um Concerto Olhos nos Olhos

No dia 10 de Julho, o Festival EDPCOOLJAZZ iniciou com uma Jam Session nos Jardins do Parque Marechal Carmona com o trio de Renato Sousa, guitarrista de jazz, que deram ao público versões de músicas de Michael Jackson, Rui Veloso, entre mais alguns artistas conhecidos.

Este ano o espaço contínua com uma apetecível zona de restauração e locais para se comer e beber para todos os gostos. Um sítio bastante bonito e agradável para se passar um final de tarde inesquecível.

Para além destes aspectos, continuam a distribuir pipocas doces ou salgadas gratuitamente e houve a novidade de um dos patrocinadores oferecer algodão doce.

Um ambiente fantástico, descontraído e cheio de pessoas bonitas, dentro do Hipódromo Manuel Possolo colocaram um carrossel lindíssimo, completamente instagramável, em que qualquer pessoa poderia andar nele, também de forma gratuita.

Com apresentação da locutora de rádio Ana do Carmo, no palco do Hipódromo Maro foi a primeira das três vozes femininas da noite, acompanhada da sua guitarra e da sua voz cantou músicas do seu trabalho Its´s OK, lançado no ano passado, e também versões de outros artistas.

Os Nortenhos Best Youth pisaram o palco determinados a dar um bom espectáculo a todos os que se encontravam na assistência e energicamente foram puxando pelo público para que os acompanhasse no seu ritmo.

Finalmente chegou a hora mais aguardada, a entrada de Jessie J em palco foi acompanhada de muitas pessoas histéricas e a cantarem a letra de “Masterpiece”, quem estava nos lugares sentados parecia que tinha molas e levantaram-se dos seus lugares para não mais se sentarem durante todo o concerto.

De forma sensual canta os temas “Do it like a dude”, “Real deal” e “Not my ex”, estes dois últimos temas do seu álbum R.O.S.E. lançado no ano passado.

E para quem nunca tinha tido o privilegio de assistir a um concerto da artista Britânica ao vivo, as surpresas começam por esta altura, quando aborda o público pela primeira de muitas vezes durante a noite. E este contacto com a plateia é cheio de carinho, simpatia e entrega, como se vê em muito poucos artistas.

Fala de como aprecia olhar para a plateia e ver as pessoas olhos nos olhos, pede que o publico cumprimente alguém que está a seu lado e que não conheça e dá conselhos para que as pessoas se divirtam, sejam elas próprias e aprendam a viver o momento.

“Nobody´s perfect” foi a música que se seguiu, para gáudio da maioritariamente jovem plateia que assistia ao concerto.

Antes de se ouvir “Burning up” e “Play” voltou a interagir com o público, e desta vez falou com a Sofia, de 10 anos que se encontrava no concerto com o pai!

Em modo de apresentação da música “Queen”, falou do seu último trabalho de estúdio e de como este foi uma verdadeira terapia na sua vida e que nunca devemos deixar de sermos nos próprios, apesar de todas as condicionantes da vida. Este tema levou a plateia ao rubro.

“Easy on me” continuou a onda de boas lições de vida que devemos ambicionar.

Falou então da sua experiência enquanto apresentadora do programa de televisão Ídolos e convidou para cantar “Flashlight” um dos nossos vencedores de maior sucesso Fernando Daniel, que se encontrava visivelmente agradecido e que juntos proporcionaram mais um momento alto da noite.

Voltou a pedir que iluminassem o público e falou com o Nelson e a Andreia, perfeitos desconhecidos, improvisando uma pequena música com os seus nomes e as suas profissões, o que deixou toda a plateia rendida à sua simpatia e cumplicidade.

Depois destes dois momentos muito intensos ouviu-se “Brave”, mas para quem esperava que as emoções parassem por aqui enganou-se, Jessie J decidiu ler uma carta de uma pessoa da plateia, e a carta comoveu todos pelo seu conteúdo sincero e profundo, alterando o set list inicial e passando para o tema “Who you are”.

Para o final deixou três dos seus temas mais conhecidos “Bang bang”, Dirty dancing in the moon light” e “Price”.

Não voltou para encore, nem precisou, já toda a gente ia com o coração cheio e com a certeza de ter assistido a um grande concerto da cantora.

Texto: Raquel Coelho
Fotos: FaceBook Jessie J