Tool: A Força do Som na Altice Arena

 

 

 

No passado dia 2 de Julho, os Tool regressaram a Portugal, à Altice Arena, após um interregno de 13 anos, para um concerto único e esgotado, há muito esperado pelos fãs.

Às oito horas em ponto, a banda convidada FIEND começou a tocar, para uma Altice Arena ainda meio despida, e ajudou a entreter o público que estava a chegar. Por todo o recinto eram visíveis avisos ao público sobre a proibição de captação de fotografias e vídeos, sob pena de serem expulsos do concerto, para além dos avisos sonoros.

Eram 21h em ponto quando os Tool entraram em palco, com a introdução de “Third Eye”, sob uma ovação do público, que por esta altura enchia completamente a Altice Arena. Seguiram-se “Ænema”, “The Pot” e “Parabol”. No palco, o único ornamento era uma estrela de sete pontas ou heptagrama e a passagem dos vídeos muito singulares a que os Tool nos habituaram. O vocalista Maynard James Keenan optou por permanecer no fundo do palco junto ao baterista, deixando o guitarrista e baixista na frente de palco.

Ao longo da noite, para além dos êxitos habituais, ainda foi possível ouvir dois novos temas “Descending” e “Invincible”, que irão fazer parte do novo álbum que será editado em Agosto, com “Schism” pelo meio.

Com a quase ausência de telemóveis a fotografar e a gravar o espetáculo, a experiência de ver Tool tornou-se mais intimista e imersiva e o público só parou para “respirar” na pausa de onze minutos e meio feita antes do solo de bateria e as três últimas músicas.

Antes da última música “Stinkfist”, o vocalista dirigiu-se ao público para dizer que gostavam muito de vir a Portugal e que já podiam utilizar os telemóveis para fotografar e gravar o resto do espetáculo. No fim da música, os Tool saíram do palco, sob uma forte chuva de aplausos e uma grande certeza dos fãs, de que tinham visto um grandioso concerto que não desiludiu!

Texto: SM
Fotos: Everything Is New