Rock in Rio celebra 15 anos com mega espetáculo que inclui concertos gratuitos de James, Ivete Sangalo e Orquestra com Maestro Rui Massena

Evento realiza-se a 6, 7 e 8 de setembro, na Torre de Belém.

No primeiro dia, uma Orquestra composta por 60 músicos e dirigida pelo Maestro Rui Massena tocará os grandes sucessos dos 15 anos do Rock in Rio em Portugal, acompanhada do maior fogo-de-artifício jamais visto no Tejo.

Diariamente, o público também poderá assistir a um espetáculo inédito de video mapping na Torre de Belém.

O Rock in Rio prepara-se para celebrar o seu 15.º aniversário em Portugal com um espetáculo majestoso, de entrada gratuita, que terá lugar nos dias 6, 7 e 8 de setembro num dos ex-libris da cidade, a Torre de Belém. O espetáculo apresenta-se como uma simbiose de música, video mapping, pirotecnia e entretenimento, conduzido pelo Maestro Rui Massena (no dia 6 de setembro), pelos britânicos James (a 7 de setembro) e pelo “furacão” Ivete Sangalo (a 8 de setembro). Além dos concertos inéditos, especialmente desenhados para esta celebração, haverá um espetáculo diário de video mapping e pirotecnia que conta a história de mais de uma década de Rock in Rio em Portugal, sendo que no primeiro dia o público poderá, ainda, assistir a um momento especial do maior fogo-de-artifício jamais visto no rio Tejo.
“O Rock in Rio é parte da história de entretenimento do país e os portugueses são parte da história do Rock in Rio. Em setembro vamos celebrar estes 15 anos como gostamos e tão bem sabemos: mobilizando a cidade para uma grande festa, onde não faltará música e alegria”, afirma Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.
O evento surge integrado no calendário do Rock in Rio para Lisboa 2019, sendo este o ponto alto de um ano de celebração. Deste calendário fazem parte um conjunto de iniciativas com o objetivo de reforçar a oferta cultural do país, criando conteúdos de entretenimento relevantes para o grande público, seja ao vivo ou através das plataformas digitais. Só a recém-realizada Worten Game City alcançou mais de 2 milhões de pessoas, com a publicação de 830 conteúdos. Já as Galp Music Valley Sessions, que se realizaram no Capitólio ao longo de abril e maio, resultaram num alcance superior a 3 milhões de pessoas, com os vídeos a totalizarem 1.168.402 de visualizações, até ao momento.

Sobre os artistas
Nos dias 6, 7 e 8 de setembro, a animação começa ao final da tarde com várias atuações de rua e atividades a ocuparem os jardins da Torre de Belém, tendo o rio Tejo como cenário de fundo. Ao início da noite, pelo palco desenhado para este evento, passarão concertos de artistas nacionais e internacionais.

No dia 6 de setembro, o palco montado em frente à Torre de Belém receberá o espetáculo Symphonic_15. Um concerto sinfónico, interpretado por uma Orquestra composta por 60 músicos e conduzida pelo Maestro Rui Massena, que passará (musicalmente) pelos 15 anos de Rock in Rio em Portugal, fazendo-se acompanhar do maior fogo-de-artifício que o Tejo alguma vez recebeu. Esta será, também, uma ocasião única para ver um dos mais consagrados maestros portugueses, cujo último trabalho de originais, III, mereceu o selo internacional da prestigiada marca Deutsche Grammophon.
No sábado, 7 de setembro, é a vez da banda de Manchester, James, subir a palco. Depois de passarem pelo Palco Mundo do Rock in Rio-Lisboa em 2012 e, mais recentemente, em 2018, a banda de Tim Booth, uma das bandas internacionais mais acarinhadas pelo público português, regressa a Lisboa com um concerto exclusivamente desenhado para o Rock in Rio Celebration. Neste espetáculo poderá, certamente, ouvir-se grandes hits como “Sit Down”, “She’s a Star”, “Laid” ou “Getting Away With It (All Messed Up)”, temas que marcam uma carreira já longa e carimbada por uns impressionantes 20 singles no top 40 da Grã-Bretanha, 14 álbuns e cerca de 13 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.
O encerramento do evento, no dia 8 de setembro, ficará a cargo do “furacão da Bahia”. Ivete Sangalo, artista presente em todas as oito edições do Rock in Rio-Lisboa e fenómeno comprovado em Portugal, vai presentear os portugueses com um espetáculo inédito, prometendo luz, cor, dança e, acima de tudo, muita alegria. A artista brasileira regressa à capital portuguesa com a sua energia contagiante, para fazer o público tirar o pé do chão e cantar do início ao fim. Com mais de 20 anos de carreira, Ivete Sangalo é uma das celebridades mais influentes do Brasil e um fenómeno a nível mundial, contando com mais de 15 milhões de cópias vendidas em todo o mundo. “Eva”, “Poeira”, “Sorte Grande” são alguns dos hits da cantora, que também vai mostrar ao público do festival as canções mais recentes do seu DVD Live Experience, como “Mainha Gosta Assim” e “Teleguiado”. Ivete já foi premiada mais de 150 vezes, entre distinções nacionais e internacionais como o Grammy Latino e Shorty Awards.

O Rock in Rio-Lisboa regressa ao Parque da Bela Vista em 2020 para a sua 9.ª edição, nos dias 20, 21, 27 e 28 de junho.