O Fado Reinou no Castelo!

Foi no Castelo de São Jorge que o Fado foi Rei pelas vozes de ANA MOURA que cruzou o seu fado com as vozes do grupo SOPA DE PEDRA no dia 14 de junho e por RAQUEL TAVARES pintar a sua música com os sons do GOSPEL COLLECTIVE no dia 15 de junho, ambas as noites inseridas nas Festas de Lisboa.

A Lua de frente para o palco iluminou as noites que se fizeram frescas e as 900 cadeiras receberam o público de várias nações nestes dois concertos de entrada gratuita.

No dia 14 as vozes foram só femininas, Ana Moura conquistou o Castelo com a sua voz quente, aquele timbre grave e sensual tão conhecido dos portugueses e que os estrangeiros se renderam. O cruzamento das vozes resultou na perfeição, Sopa de Pedra é um grupo de canto a capella que deu harmonia e balanço ao fado.

Já no dia 15 onde maioritariamente as vozes foram femininas mas com três masculinas a apimentar as sonoridades, Raquel conquistou o Castelo pela sua naturalidade e entrega na sua voz que é de fado que transpira fado e claro também os estrangeiros se renderam. Foi neste ambiente que Gospel Collective se enturmaram maravilhosamente para dar aquele momento o quentinho dos sons tão característicos do soul e dos espirituais negros à voz do fado.

Tão diferentes mas tão intensas.

Tão intimistas mas tão delicadas.

Assim as duas noites do Fado reinaram no Castelo.

Texto: Raquel Ataíde
Fotos: Jorge Torres Carmona

Flickr Album Gallery Pro Powered By: wpfrank