XIV Festival Internacional da Máscara Ibérica de 16 a 19 de Maio na Praça do Império

NO MÊS DE MAIO A MAGIA DA MÁSCARA ESTÁ EM BELÉM!

CADA VEZ MAIS UNIVERSAL, A XIV EDIÇÃO DO FIMI CONTARÁ COM A PARTICIPAÇÃO DE VÁRIOS GRUPOS INTERNACIONAIS

De 16 a 19 de Maio o Festival Internacional da Máscara Ibérica (FIMI) irá apresentar, no Jardim da Praça do Império em Belém, quatro dias de verdadeira animação! Entre caretos, foliões e mascarados, está garantido um dos maiores eventos envolvendo a ancestral tradição dos rituais da máscara.

Nesta 14ª edição do FIMI, e com a integração da Fundação Inatel como uma das entidades organizadoras do festival (em parceria com a Progestur, EGEAC – Câmara Municipal de Lisboa), será feita uma forte aposta na programação, estando previstos workshops, exposições, danças tradicionais, debates, espetáculos de música, mostra de produtos regionais, ateliers de artesanato, animação infantil e ainda vários momentos de animação de rua com grupos de máscaras vindos de Portugal, Espanha, Colômbia, Hungria, Sardenha e Macau.

No dia 18 de Maio está agendado o ponto alto do festival, o Grande Desfile da Máscara Ibérica, que este ano contará com cerca de 50 grupos de máscaras e aproximadamente 700 participantes.

O desfile, com início marcado para as 16h30, terá a participação dos estreantes Busós da Hungria, das máscaras dos Urthos e Buttudos da Sardenha, Itália, e ainda dos Leões de Macau. Para além destes novos grupos também teremos o regresso da Colômbia com participação da Selva Africana do Carnaval de Barranquilla, do Folclor Colômbia e da Máscara del Pueblo, não esquecendo ainda os habituais caretos e foliões de Portugal e Espanha.

Este ano a componente musical também será reforçada e o Palco Ibérico volta a trazer ritmos folk de raiz tradicional europeia, combinados com outros elementos de fusão. O cartaz começa no dia 17 de Maio (sexta-feira) com o grupo português Recanto, e com os espanhóis Skama la Rede. No fim-de-semana a animação ficará a cargo do músico O Gajo e dos Galandum Galundaina, que subirão ao palco no dia 18 de maio (sábado). Na tarde de domingo a música será garantida pelos Ciranda. Para além das atuações do Palco Ibérico, esta edição terá um palco secundário dedicado às performances de grupos de cultura tradicional e animação infantil.

Durante os quatro dias do FIMI poderá também visitar o espaço da Fundação Oriente na Mostra de Regiões, e maravilhar-se com uma mostra de artes performativas da China, nomeadamente a ópera chinesa e o teatro exorcista nuoxi.

Antes mesmo de começar o XIV FIMI já estão programadas várias atividades que decorrerão no âmbito do evento, com especial destaque para as duas exposições fotográficas sobre a máscara – “Desfile com a Máscara – Lisboa 2019” e “Por detrás da Máscara” – que irão inaugurar no dia 9 de Maio, no Centro Cultural Casapiano, uma iniciativa que pretende destacar a plasticidade e riqueza artística do património da Máscara.

Venha descobrir a magia da máscara, de 16 a 19 de Maio, em Belém!
Todos os dias a partir das 10h30, com entrada livre!