Quinta-feira, Abril 25, 2024
Quinta-feira, Abril 25, 2024

Gaiteiros de Lisboa Apresentam “Brites de Almeida” (Novo Single / Videoclipe) do “BESTIÁRIO” é Editado a 05 de Abril

“Com a língua afiada, túbaros de Orpheu, cabeçadecompressorofone e clarinetes acabaçados na memória de todos, a irreverência e luta têm sido as matérias-primas de um grupo que inova e se renova ano após ano: vinte e oito passados a criar a mais refrescante e insubmissa música portuguesa.

Carlos Seixas ( texto retirado do prefácio de “Bestiário”)

Os Gaiteiros de Lisboa preparam-se para lançar o tão aguardado novo álbum a 5 de Abril. “Bestiário” é o sexto disco de originais dos seus quase 30 anos de carreira e terá edição pela Uguru.

Os sopros tradicionais, a percussão e as polifonias vocais continuam no centro, a música ao seu redor continua a ser surpreendentemente moderna, inventiva, viva, contemporânea e ao mesmo tempo intemporal.

É o caso de “Brites de Almeida”, o tema escolhido como primeiro avanço do disco.

“Brites de Almeida
Mulher sem rumo nem rota
Guerreira nas horas vagas
Padeira de Aljubarrota”

Com letra de Carlos Guerreiro e música de Carlos Guerreiro e Sebastião Antunes é um tema inédito, mas parece um clássico tradicional só agora reencontrado.

Com esta narrativa, os Gaiteiros de Lisboa pretendem desmistificar uma “semi-lenda” da história de Portugal, a de Brites de Almeida (Padeira de Aljubarrota) – que, com a sua pá de padeira, teria matado sete castelhanos que encontrara escondidos num forno – de um tempo em que a verdade histórica era adaptada para exaltar e enaltecer os portugueses como grandes heróis, sobretudo em relação aos castelhanos:

“Nuestros hermanos
Levaram com a pá do forno
E partiram sem retorno
Da terra dos Lusitanos”

O videoclipe foi realizado por Miguel Veríssimo e protagonizado por Carla Vasconcelos e pelos próprios Gaiteiros de Lisboa. Filmado num único plano de sequência, pretende, com algum humor, fazer a tradução visual da narrativa da canção usando uma abordagem estética que combina o teatro medieval e o teatro minimal (inspirado no filme “Dogville” do realizador Lars von Trier).”Bestiário” é apresentado ao vivo na FNAC Chiado a 06 Abril, 18H00.

Bestiário” confirma como os Gaiteiros de Lisboa, trinta anos depois do início e com uma formação nova, continuam a ser “outra coisa”, a habitar o mesmo universo privado alheio a modas passageiras e aberto a tudo o que nele caiba. Ou seja, os mesmos Gaiteiros de sempre: imprevisíveis, inconfundíveis, imprescindíveis.

Os Gaiteiros de Lisboa são Carlos Guerreiro, Miguel Quitério, Miguel Veríssimo, Paulo Charneca, Paulo Tato Marinho e Sebastião Antunes.

“Bestiário” será apresentado num showcase na FNAC do Chiado no dia 06 de Abril (sábado) às 18H00.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=XOu1pWP3qEI[/embedyt]

RELATED ARTICLES

Mais Recente

error: Content is protected !!